Sedur apresenta projeto Trilha Ecológica Ciclista para SDE e Cofic

Foto: Arquivo Sedur

 Foto: Arquivo Sedur

A Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) se reuniu nesta quarta-feira (12/1) com representantes do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), para apresentar um projeto que visa defender e preservar o anel florestal.

O projeto Trilha Ecológica Ciclista Bike Like, foi desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção Ambiental (CPA) em parceria com grupos de ciclistas, que frequentam e atuam em defesa da área do anel, situado próximo ao Parque das Palmeiras, na sede do município.

A apresentação da planta foi feita pelo coordenador de Proteção Ambiental da Sedur, João Leal. “Esse projeto foi desenhado por um grupo de ciclistas que procuraram novas trilhas. Mantendo toda a preservação de uma trilha que já existe, não vai agredir nada, a intenção é arborizar e melhorar o ambiente. Pensamos em fazer plantios, incluir pórticos, e instalar placas para direcionar e evitar que as pessoas se percam”, explicou.

De acordo com a titular da Sedur, Andréa Montenegro, o objetivo maior é defender o cinturão verde. “Recebemos os ciclistas, que trouxeram para nós a ideia. Nós abraçamos e construímos juntos o projeto. Alinhado a isso, fizemos contato com a SDE, que viabilizou esse encontro com o Cofic. Essa trilha já existe, então, de início vamos trabalhar com o dia, até por conta da segurança das pessoas”, finalizou.

Presente no encontro, o ciclista Osli Santos, aproveitou para falar um pouco sobre as atividades do grupo Pedal Like, na região. “Estamos aqui representando apenas dois grupos, em torno de 800 pessoas. Juntos, tivemos essa iniciativa de frequentar a região, fizemos algumas intervenções e também ações de replantio. Importante dizer aqui que, a partir disso, já conseguimos multiplicar essa iniciativa. Já existem outros grupos, além da gente que já adotaram outras áreas para beneficiar o local, através do ciclismo”, salientou.

Atento a apresentação, o Superintendente Geral do Cofic, Mauro Pereira, salientou a importância de projetos que envolvam a comunidade. “O projeto é bom e possível, mas nós precisamos pegar, estudar e tentar avançar com ele. Eu gostaria de mergulhar mais nele, analisar o que podemos fazer e aí colocar em uma reunião do conselho, com os principais executivos para discussão”, disse. Já para a superintendente de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo (SUDEP), Jucimara Rodrigues, “esse tipo de ação vai fazer com que o anel seja preservado. Eu já visualizo o projeto”.

 

Agencia de Notícias

Mais de Meio Ambiente