Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Acupuntura: Tempo de Tratamento

Compartilhar

 

Quando o paciente apresenta características de padrão de excesso, ele deve ser sedado, e quando apresentar padrão de deficiência deve ser tonificado.

Existem diversas técnicas para tratar pacientes em excesso e deficiência, uma delas é o tempo de tratamento. Para sedarmos um paciente, geralmente deixamos um tempo superior a 15 minutos e quando queremos tonificar, deixamos menos que 15 minutos.

O cálculo do tempo ideal para sedação e tonificação foi descoberto através das práticas das meditações Daoístas em que se dizia que o Qi e Xue percorrem os meridianos a uma velocidade de 6 cun para cada respiração completa e a partir de então, se calculou que temos 15 minutos para o Qi e Xue circularem pelo corpo uma vez.

Além do tempo, outras técnicas de manipulação são importantes para sedar e tonificar, são elas:

- Vigoroso x Gentil:

Gentil = Tonificar

Vigoroso = Sedar

Técnica mais vigorosa, bruta, causa perda de energia e técnica branda, gentil preserva energia.

- Tampar x Deixar aberto:

Refere-se à técnica empregada depois de retirar as agulhas. Se devemos colocar algodão para “tampar” e desta forma a energia tende a não escapar, tonificando, ou se deixamos o “buraco” aberto e a energia acaba fluindo, sedando.

- Velocidade de inserção x Velocidade de retirada:

Inserção lenta e retirada rápida – Tonificar

Inserção rápida e retirada lenta - Sedar

Se estivermos usando o tubo guia ou o mandril, a inserção sempre será rápida, desta forma, vale somente a retirada. Importante lembrar que, quanto mais rápida for inserida a agulha, menor do o paciente tende a sentir.

- Respiração:

Inserção na expiração e retirada na inspiração – Tonificar

Inserção na inspiração e retirada na expiração - Sedar

Quando for a primeira vez do paciente e o mesmo tiver medo da “picada”, se utiliza essa técnica, inserindo a agulha quando o paciente estiver expirando, assim sente-se menos dor. Isso porque quando se inspira o paciente segura o Qi, e quando se expira, relaxamos.

- Pistonagem:

Aprofundamento lento e superficialização rápida – Tonificar

Aprofundamento rápido e superficialização lenta - Sedar

Compreende numa mistura de técnicas, porém é um dos métodos mais difíceis de ser realizado.

- Sentido da inserção:

A favor do meridiano – Tonificar

Contra o meridiano - Sedar

Essa técnica não é muito utilizada pois vai depender da posição do paciente, postura, etc. Além também de não ser segura.

- Número de agulhas:

Menor número de agulhas- Tonificar

Maio número de agulhas - Sedar

Menor número de agulhas corresponde a menos que 12 e maior número quando superior a 12, porém essa é uma técnica não muito utilizada, pois o número de agulhas depende do paciente e do modo que o acupunturista deseja trabalhar. A grande maioria prioriza por não trabalhar com muitas agulhas, isso também por não causar grande desconforto para o paciente.

Existem outras técnicas para sedação e tonificação, mas não são mais utilizadas, ou porque são muito antigas e vão de encontro com outras mais atuais, outras por serem muito complicadas. Exemplo: técnica de manipulação seguindo regra do meio-dia e da meia-noite, de acordo com os níveis energéticos, com o sentido da rotação, etc.

Portal Educação

Mais de Saúde