Fábrica da Unigel Agro Bahia foi inaugurada nesta quarta-feira (03) em Camaçari

 

Em uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira (03/11), no Polo Industrial de Camaçari, foi inaugurada a planta Unigel Agro Bahia. O ato contou com a participação da diretoria da empresa, autoridades estaduais, do executivo e legislativo municipal, além de funcionários e convidados.

Essa é a segunda unidade fabril de fertilizantes hidrogenados da Unigel no estado, que chega com a capacidade de produção por ano de até 475 mil toneladas de ureia, 475 mil toneladas de amônia e 220 mil toneladas de ARLA. Também já entrou em produção, a nova planta de Acetonitrila de alta pureza, que vai produzir 5 mil toneladas por ano do produto voltado para o mercado farmacêutico.

Dentre os convidados ilustres, fundadores e acionistas que contribuíram e ainda contribuem para o crescimento da Unigel no país, como o presidente e CEO da empresa, Roberto Noronha Santos. “Nós vamos fazer grandes investimentos aqui, como a implantação de uma planta de ácido sulfúrico também. Na minha cabeça é geração de emprego e renda, e isso só acontece quando se faz investimento, consequentemente você tem emprego e capital para fazer mais”, destacou.

O governador da Bahia Rui Costa ressaltou em seu discurso o potencial da empresa e a importância dela para o país, no que diz respeito a importação e exportação. “O calcanhar de Aquiles do agronegócio brasileiro, da agricultura brasileira, é a ausência e falta de fertilizantes no Brasil e para comprar também no mercado internacional, mesmo que seja a preços altos. Se o Brasil quer ser um dos principais produtores e é um dos quatro maiores produtores de alimentos do mundo, não pode abrir mão de ter uma produção de fertilizantes”, enfatizou.

De acordo com o prefeito Elinaldo Araújo, a abertura da Unigel vai atrair novos investimentos para Camaçari. “Isso vai dar uma sustentabilidade para as empresas se manterem aqui no Polo Petroquímico, além de atrair novas empresas com a garantia da produção dos fertilizantes na nossa cidade. Essa é uma prova clara do retorno da credibilidade do nosso município e a concretização de um esforço coletivo do poder público, em todas as esferas, para manter os empregos em nossa cidade”, exaltou o chefe do executivo.

Representando a Câmara Municipal de Camaçari, o presidente Júnior Borges, pontuou que a empresa de fertilizantes vai absorver antigos funcionários da Fafen. “Esta planta em especial, cria uma expectativa, tanto daqueles que já foram técnicos aqui e que retornaram, como também de novos funcionários que estão iniciando suas carreiras, começando suas atividades laborais aqui nessa planta e é importante que a gente continue gerando oportunidade de emprego e renda para a cidade”.

A Unigel hoje é considerada a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados do país. Na planta da Agro Bahia foram R$ 25 milhões em investimentos e gerados 325 empregos diretos.

Mais de Economia