Facebook
  RSS
  Whatsapp

Vila de Abrantes ganha Núcleo de Atendimento à Mulher

Compartilhar

 

Com a participação do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, a primeira-dama, Ivana Paula, vereadores e secretariado municipal, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (25/10), em Vila de Abrantes, costa de Camaçari, o Núcleo de Atendimento à Mulher (NAM). A unidade é uma extensão do Centro Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Yolanda Pires, localizado na sede do município.

O Núcleo será coordenado por Bella Batista, responsável pelo (CRAM), que atende mulheres vítimas de qualquer tipo de violência. “Vamos receber mulheres de toda a costa, até Barra do Pojuca. Nós entendemos que Camaçari é uma cidade que tem um território gigantesco, e existia uma dificuldade das mulheres se deslocarem da costa para a sede, mas hoje estamos vindo com essa novidade para comtemplarmos todas as mulheres do nosso município, que precisem dos nossos serviços”, explicou.

A unidade chega ao distrito reforçada por uma indicação de autoria da vereadora Fafá de Senhorinho (DEM), aprovada na Câmara Municipal. “Muito feliz, Abrantes precisava de um equipamento como esse para atender as mulheres, para dar assistência a elas”, exaltou a parlamentar.

No local serão ofertados atendimentos social, psicológico e jurídico, em parceria com toda a rede de enfrentamento que integra as policias civil e militar, o judiciário e as secretarias municipais. “A costa precisava de um equipamento desse quilate, as mulheres da costa precisavam de um equipamento de proteção, para essas situações de violência, e a localização é extremamente estratégica pois temos um número alarmante de casos de violência na orla e que também envolve a zona rural”, pontuou a secretária de Turismo (Setur), Cristiane Barcelar.

O núcleo faz parte de uma ação intersetorial encabeçada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes). “Existe essa cobrança dos moradores de Abrantes por serviços essenciais e esse equipamento chega em um momento muito importante, quando comemoramos os 15 anos da Lei Maria da Penha. Infelizmente a gente vê o aumento de feminicídio no país, os casos de violência doméstica aumentando, aí vem a contribuição do município na segurança pública, quando reforma a delegacia e quando traz o NAM para o distrito”, ressaltou vereador Dr. Samuka (CIDADANIA).

A delega titular da 26º Delegacia Territorial (DT) de Vila de Abrantes, Dra. Danille Monteiro, que vai contar em breve com um núcleo da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), chamado NEAM, comemorou a chegada do NAM. “Recebo com muita alegria a implantação desse núcleo, porque a delegacia faz o trabalho frio da lei, a gente apenas faz o procedimento e não temos como melhor acolher essa mulher vítima de violência, e esse espaço vai dar justamente esse abraço a essa mulher, apoio e essa vítima fragilizada, com baixa autoestima que precisa ser resgatada. Vai fortalecer o trabalho da nossa delegacia”, destacou.

O NAM fica localizado na Prefeitura Avançada da Orla e vai funcionar de segunda a sexta-feira, em horário administrativo.

   

   

Mais de Camaçari