Facebook
  RSS
  Whatsapp

Produtores de Açu da Capivara recebem DAP

Compartilhar

 Foto: Jean Victor

Agricultores de Açu da Capivara, na zona rural de Arembepe, já estão com as certidões de Declaração de Aptidão (DAP) ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) nas mãos. O ato de entrega foi realizado na manhã desta sexta-feira (8/10), na Associação Pró do Açu, na localidade.

Foram entregues 50 documentos, que são as identidades do produtor rural. Ela que assegura a profissão e permite a participação em programas dos governos municipal, estadual e federal, como o Mais Agricultura, de linha de crédito e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, esteve presente na entrega. “Camaçari está avançando muito. O prefeito Elinaldo Araújo tem nos orientado para fazer o que puder para dar uma atenção melhor ao nosso agricultor familiar. Entendendo também a importância da agricultura, que é um dos vieses de emprego e renda. A parte da prefeitura nós estamos fazendo, além de toda estrutura, todo apoio, estamos também fazendo um papel de conscientização, para que eles entendam a importância”, afirmou o titular da pasta que ainda afirmou que a meta da gestão é transformar o município em um polo forte da agricultura.

A ação foi realizada em parceria com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf), que emite a declaração. A coordenadora do Setaf Metropolitano, Marinês Santos, lembrou do trabalho do mutirão realizado anteriormente para que os documentos fossem entregues. “A gente agradece a parceria da Prefeitura de Camaçari com o Governo do Estado. Ninguém trabalha sozinho, a parceria precisa existir”, disse ao lembrar que o agricultor precisa plantar e saber onde deve comercializar.

O presidente da Associação Pró do Açu, Genival Santos Souza, falou sobre o momento. “Hoje nós temos essa certidão para incentivar, facilitar um pouco. Isso é de grande importância porque vocês têm agora um produto que sabe que vai ser escoado e com qualidade. Isso é importante para que consolide nosso produto e saber que o nosso produto vai ajudar outras pessoas também”, declarou.

Muito feliz, a agricultora familiar, Samila Elen Vieira Santos, 20 anos, recebeu a DAP e falou o que a motivou a fazer o documento. “Não penso só em mim, penso na minha família, trabalhando junto com eles, para ter um benefício lá na frente”, disse Samila. Já o também agricultor, Antônio Jorge Almeida, 62 anos, apontou a importância do documento, “você fica documentado, registra que você é agricultor, deixa a gente mais protegido”, ele fez a renovação do documento, que deve ser feita a cada dois anos.

Outros produtores que estavam com pendências ainda foram instruídos para resolver e receber a DAP. Mais ações como esta estão previstas para serem realizadas no município, e os locais serão divulgados posteriormente.

Após o ato de entrega, o secretário do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, Antonio Falcão, acompanhado da equipe técnica da pasta, visitou três propriedades de Açu da Capivara para conferir e vistoriar as plantações.

 


 

Agência de Notícias

Mais de Camaçari