Facebook
  RSS
  Whatsapp

Festival da Sustentabilidade aborda gastronomia sustentável em workshop

Compartilhar

 

A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), promove ao longo desta semana (4 a 9/10), o Festival da Sustentabilidade, no Horto Florestal Linaldo da Silva. Como parte da programação, aconteceu nesta terça-feira (5/10), o Workshop Gastronomia Sustentável, que contou com a participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Na ocasião, a professora de gastronomia da unidade, Jéssica Amorim, falou sobre a temática.

“A gastronomia sustentável surgiu para nos trazer um consumo consciente. Desde o plantio até a chegada à nossa mesa. Com isso, o modo de vida e o modo de alimentação foi modificado. As pessoas estão mais preocupadas de como os alimentos chegam à nossa mesa. E eu hoje vou falar aqui como a gente pode ter em nossa casa, uma cozinha sustentável”, explicou Jéssica. A gastróloga aproveitou para dar dicas sobre o processo de compostagem.

Durante a palestra, o público pôde interagir e tirar suas dúvidas sobre o tema proposto. Para o jovem Mário Neto, 19 anos, conselheiro da juventude em Camaçari, a palestra foi bastante rica de conhecimento. “Eu gostei muito do workshop. Importante a gente saber que o hábito saudável não custa tão caro quanto imaginamos. Peguei muitas dicas de como cuidar da minha saúde com o básico, e dentro de casa. Vocês estão de parabéns! ”, encerrou.

Momento de conhecimento também para a empreendedora Sandra Conceição, moradora do Nova Vitória. “Eu achei esse evento de hoje muito bom. Eu fui convidada por uma amiga, cliente que conhece minha trajetória nesse ramo de alimentação e as dicas que a palestrante deu sobre o reaproveitamento dos alimentos me encantou. A Prefeitura e a Sedur estão de parabéns pela programação”, disse.

A gestora do Senac Camaçari, Delma Santana, ficou encantada com o ambiente. “Que momento especial. Quando eu entrei aqui, fui tomada por uma grande emoção, de ver esse local da minha cidade, revitalizado de maneira muito bem-feita e caprichada. Trazer o Senac para participar desse evento, algo novo aqui dentro, nos enche de orgulho. Nossa Camaçari merece, nosso povo merece, eventos como esse. Uma noite de muita aprendizagem. Contem conosco”, concluiu.

Feliz com o sucesso do evento, a titular da Sedur, Andréa Montenegro, falou sobre a importância da atividade. “Eu fico muito feliz em ver como a gente coloca Camaçari em um lugar de destaque. Segunda noite do Festival da Sustentabilidade, mais uma noite repleta de conhecimento, cultura e boa música. Isso é só o começo. Ainda teremos muitas coisas boas aqui até sábado”, finalizou.

A segunda noite do Festival da Sustentabilidade contou com a apresentação musical da cantora, ganhadora do concurso A Voz de Camaçari, Elly Nascimento. A programação completa do festival conta com o apoio de diversas secretarias municipais, além de empresas privadas. O projeto tem como objetivo principal ampliar a informação dos diferentes públicos para temas que dizem respeito ao futuro comum da sociedade.

Mais de Camaçari