Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sufistas evitam tragédia na praia da Oca em Jauá que não conta mais com salva-vidas

Compartilhar

 

Duas crianças, uma de 14 anos e outras de apenas 9 anos, se divertiam na praia da Oca, em Jauá, costa de Camaçari, na manhã desta terça-feira (28/09), quando a correnteza os levou para alto mar, fazendo com que eles se afogassem. Sufistas foram alertados e conseguiram salvar as vítimas. Um adulto que também estava em perigo conseguiu sair sozinho do mar.

Um momento de muita aflição para a família. Dona Elivalda Rios, mãe dos garotos, tentou entrar no mar, mas foi impedida por outras banhistas. “Meu sentimento agora é de alivio, mas na hora fiquei desesperada, e quase me afogo também porque quando vi a água levando eles eu tentei ajudar, mas a onda me trouxe de volta. Um sufista pediu para que eu voltasse que ele iria em meu lugar”, relatou.

A ausência de salva-vidas no local deixou a mãe ainda mais preocupada no momento do ocorrido. “É desesperador você olhar e não ver nenhum profissional para ajudar, só mesmo o poder de Deus. Não tinha nenhum salva-vidas por isso eu estava tendo precaução em não deixar eles irem para o fundo, mas a onda os levou. Abaixo de Deus eu agradeço a esses dois sufistas”, desabafou.

Ao perceber a situação de perigo, Jany que trabalha em uma barraca na região, avisou aos sufistas usando um apito. “Há dois anos um salva-vidas me deu a ideia de usar um apito para chamar a atenção dos sufistas quando acontecia algum afogamento e já aconteceram várias mortes aqui. Os sufistas estão lá no fundo e nem sempre conseguem visualizar quem está se afogando e a gente de fora consegue de alguma forma chamar a atenção deles”, contou.

André foi o primeiro sufista a enfrentar a força das ondas para salvar as crianças. “Na ausência de um salva-vidas aqui não é a primeira vez que a gente tira pessoas da água se afogando, e toda vez que acontece usamos a prancha que nos dar uma certa segurança e impede que a pessoa segure em nós e acabe causando um afogamento também em quem foi tentar ajudar. E foi o que aconteceu, eu pedi para que eles se segurassem na prancha, não soltassem de forma alguma e tiramos eles daquela situação. A terceira pessoa conseguiu sair sozinho pois era um adulto”, contou o sufista que faz parte do Onda Verde Jauá.

Mazo da Hora que auxiliou o colega de surf no salvamento, mesmo com a perna machucada entrou no mar. “Graças a Deus que a gente estava aqui. Quando vi o movimento, o pessoal já estava lá embaixo, como estou machucado pedi a André para pegar a prancha e correr, fui atrás porque que tinham três pessoas e ele não conseguiria trazer todos. Fui porque as vezes quando acontece afogamento aqui o fim é triste”, pontuou.

Moradora da Oca, dona Andreia Lima que frequenta há 40 anos a praia, disse já ter presenciado diversos afogamentos. “Só esse ano já foram três casos e o pessoal do Onda Verde que salvou as pessoas em todos eles. Hoje seria uma tragédia familiar, porque além dos filhos a mãe tentou entrar no mar desesperada. É uma situação complicada e a gente solicita que os salva-vidas voltem como antigamente para um ponto fixo, porque esse é um lugar da praia muito perigoso ,que tem correnteza. Quem mora aqui sabe, mas quem vem de fora não tem culpa”, alerta.

Seu Lazaro Barbosa acompanhou o salvamento e após o ocorrido parabenizou os sufistas pelo ato de coragem. “No momento fiquei em pânico, porque você está vendo eles se afogando e você na terra sem poder fazer nada. Você vem praia se divertir, relaxar e ver uma situação dessa é desesperador. Mas graças Deus e os sufistas que não aconteceu nada pior”. Dona Eulalia, esposa de seu Lazaro, aproveitou para fazer um pedido as autoridades públicas. “Quando a praia está secando puxa mesmo. Deus é bom e a salvação foi que tinham esses sufistas aqui no momento. Peço por favor ao prefeito que olhe para a gente e coloque os salva-vidas de volta na praia”.

   

Onda Verde Jauá

O Onda Verde Jauá é uma associação de sufistas de Jauá, fundada em 2021, que tem mais de 50 associados. A entidade tem como objetivo a inclusão social através do esporte e em especial do surf.

Para conhecer mais o Onda Verde ou participar da escolinha comunitária de surf voltada para crianças e adultos, é só acessar o Instagram @ondaverdejaua.

Link de matérias sobre os salva-vidas na praia da Oca

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/24738-Postos-de-salva-vidas-desativados-na-orla-de-Camacari-por-conta-da-pandemia-serao-reativados

https://www.portalabrantes.com.br/municipio/24587-Alguns-pontos-de-perigo-nas-praias-de-Camacari-estao-sem-salva-vidas

Fotos relacionadas

Mais de Camaçari