Facebook
  RSS
  Whatsapp

Governador da Bahia visita colégio em Abrantes após entregar duas escolas estaduais na costa de Camaçari

Compartilhar

 

Após entregar duas escolas estaduais, uma em Arembepe e outra em Monte Gordo, na costa de Camaçari, na manhã desta sexta-feira (24/09), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), visitou junto com uma comitiva, o Colégio Estadual de Vila de Abrantes (CEVA). O prédio, cedido pela Prefeitura Municipal, tem sido pauta de constantes debates devido à falta de estrutura e por não comportar mais quantidade de alunos do distrito e região.

Durante a visita, o governador acompanhado pelo diretor do colégio, o professor Adriano Souza, vistoriou o espaço e ouviu suas demandas. “Só o fato do governador vir até Vila de Abrantes conhecer a escola, ver a nossa realidade junto com o secretário de educação do estado, já é um grande passo. Estamos aqui desde 2010 nessa luta, por uma escola digna para nossa comunidade. A gente agradece muito e esperamos que esse compromisso siga a frente, pra gente oferecer uma escola de qualidade porque nós temos um trabalho muito sério aqui e fico triste quando tenho que negar uma vaga porque não tenho mais espaço, mas na verdade não temos estrutura”, exaltou o educador.

Na oportunidade, o vereador Tagner (PT), pontuo que o Portal provocou o debate sobre a necessidade de uma sede própria para o CEVA, e o parlamentar aceitou o desafio de levar a demanda para Câmara Municipal e para governo do estado. “O Portal, em uma provocação inteligente, me motivou a buscar essa escola e de pronto a gente fez toda essa articulação, conversei com o governador no Cimatec, fui ao secretário Caetano, vim aqui na escola, conversei com o professor Adriano, entendemos o problema, passamos para o governo um relatório, ele ficou sensibilizado e veio aqui hoje para conhecer a área. Já estamos alegres com essa visita e com a notícia que será possível a construção. Agora vamos acompanhar para que a burocracia, que a gente sabe que existe, não faça demorar muito”, relatou.

O prefeito Elinaldo Araújo (DEM) acompanhou a visita, e falou da importância de separar ideologias partidárias das necessidades da população. “Vila de Abrantes hoje é um grande distrito, acredito que em relação a educação o estado está fazendo sua parte, tentando encontrar e requalificar uma área aqui para construir a escola, e a prefeitura vai estar ao lado. Acho que essa parceria entre o município e o governo do estado tem avançado em Camaçari, Eu acho que existe o momento da disputa, o momento de cada um estar em seu campo, mas após a eleição precisa se pensar na cidade e no estado. Esse é o caminho que sempre tivemos, eu e o governador Rui Costa, uma relação pensando nas pessoas, e tenho certeza que aqui também vai acontecer porque estamos alinhados, e quem vai ganhar com isso são os moradores de Abrantes”, disse.

O deputado estadual, Bira Coroa (PT), lembrou durante a visita que já tinha indicado ao estado em 2010 a construção de quatro escolas na costa de Camaçari, e uma delas era em Vila Abrantes. “Na época para que fosse implantada essa unidade que funciona hoje, o município foi parceiro, o então prefeito Caetano cedeu essa escola, a de Monte Gordo e de Arembepe, espaços públicos para o estado executar. Mas nós sabemos que em 2010 e 2012 o estado, o país e o mundo, passaram por uma crise econômica, e ficamos com baixo recurso e optaram por construir as mais críticas”, explicou.  

Hoje secretário de Relações Institucionais (Serin) do estado, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), falou do papel de interlocutor no debate sobre a construção de uma unidade do ensino médio no distrito. “Tenho trabalhado no sentido de cada vez mais abrir as portas do governo para a população, buscando atender os anseios da sociedade. A bancada de oposição já tinha me procurado para tratar da escola, e falei ao governador para a gente dar uma passada aqui e ver a realidade. Será uma ‘super’ escola, com laboratório, biblioteca, ar-condicionado, ambiente climatizado, com salas para cursos técnicos, que vai atender as demandas dos estudantes de Abrantes”, destacou.

      

 

Links de outras matérias sobre o CEVA:

https://www.portalabrantes.com.br/municipio/24595-CEVA-se-prepara-para-retorno-das-aulas-presenciais-e-sonha-com-um-predio-proprio

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/24762-Portal-reabre-debate-sobre-escola-estadual-em-Abrantes-e-assunto-vira-tema-de-discussao-na-Camara

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/24963-Portal-acompanha-visita-que-discute-construcao-de-um-novo-predio-para-o-CEVA-

 

 

 

 

Mais de Camaçari