Facebook
  RSS
  Whatsapp

Projeto do Parque das Dunas Abrantes e Jauá é debatido na Câmara de Camaçari com a participação da população

Compartilhar

 

Com a efetiva participação popular, foi realizada na manhã desta sexta-feira (17/09), uma Audiência Pública proposta pela vereadora Fafá de Senhorinho (DEM), que debateu a Poligonal do Parque das Dunas Abrantes e Jauá. Uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) de Camaçari apresentou através de mapas e dados, a atual situação da área e em que patamar está o projeto que visa garantir a preservação dos cerca de 400 hectares restantes, dos mais de 700 que existia na região.

Moradora de Vila de Abrantes, a vereadora Fafá de Senhorinho abriu os discursos ressaltando a alegria de ver o andamento do projeto. “Tenho muita confiança e acredito no desempenho do nosso prefeito Elinaldo em defender o nosso futuro, as nossas dunas, os nossos parques florestais. Tenho certeza que com essa gestão esse projeto vai sair do papel. Aquele lugar é muito importante e se ele for bem tratado vai fomentar o comércio, o turismo na região e preservar a história”, ressaltou.

Essa é a quarta audiência pública na atual gestão municipal, realizada para tratar do assunto. A secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Andréa Montenegro, que assumiu a pasta com os debates sobre a poligonal em andamento, falou da missão de ouvir todas as frentes para que o quanto antes o decreto seja assinado. “Essa é uma construção que iniciou em 1977 e que nunca saiu do papel. Esse é mais um desafio que levo comigo com muita responsabilidade, e de forma transparente, por isso fizemos esse chamado a sociedade aqui na Câmara, para que a gente pudesse esclarecer todas as dúvidas, mostrar as ações que nós estamos executando e ainda vamos executar”, explicou.

A sociedade civil teve a oportunidade de opinar, fazer sugestões e questionamentos. “É importante para a costa de Camaçari ter o parque decretado, porque a 30km do oceano você consegue ver aquele tapete branco, não tem coisa mais maravilhosa. Será um equipamento turístico de alta relevância para a nossa orla, ali temos lagoas, pássaros, restingas e é preciso que seja preservando, recuperando o que ainda pode ser recuperado”, exaltou o ambientalista Rivelino Martins.

Mesmo entendimento do morador de Abrantes, Francisco Feitosa, que falou ainda do sentimento em ver o poder público “acordar para as questões ambientais” e colocar em prática o que já foi discutido há muitos anos. “Nós temos 44 anos de parque e de lá para cá houve uma degradação muito grande. Chegou o momento do poder público, junto com a sociedade civil organizada fazer de fato a implantação do parque e será de grande benefício para a comunidade. Será um ponto de referência para a preservação do meio ambiente para Camaçari”, externando ainda a tristeza em ver na região a retirada ilegal de área, lixo sendo descartado em lugares proibidos, grilagem de terras, dentre outros crimes.

Sempre presente nos debates sobre o Parque das Dunas, o vereador Gilvan Souza (PSDB) destacou que essa é uma discussão permanente de seu mandato, na comunidade e na Casa Legislativa. “Temos que ser rápidos, ágeis e objetivos. Está tudo pronto, estartado, agora é assinar o decreto, contemplando a cidade em uma perspectiva de preservação, manutenção e garantia do que nós temos lá. As ocupações irregulares já foram definidas, tiramos da poligonal, está aí pronto, já saiu do forno. Acredito que essa é a última audiência sobre esse tema e partimos daqui para o encaminhamento de implantação do parque”, destacou o parlamentar.

Estavam presentes também na audiência autoridades policiais, de trânsito, representantes da OAB e de uma comunidade indígena de Camaçari que encerrou a atividade com uma apresentação do grupo.

 

Mais de Camaçari