Facebook
  RSS
  Whatsapp

COMAM volta a sinalizar sobre andamento da obra do muro na praia de Busca Vida

Compartilhar

 Arquivo

Segundo o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Camaçari (COMAM), a obra do muro de PVC na praia de Busca Vida, em Vila de Abrantes, costa do município está avançando em plena temporada de desova das tartarugas marinhas. A entidade denunciou o início da construção, ainda no mês de julho deste ano.

De acordo com o COMAM, esta sexta-feira (03/09) é o terceiro dia da temporada oficial de desova das tartarugas nas praias brasileiras. “Nunca houve paralisação, na verdade. Quando se pensava que a construção do muro havia sido interrompida em consequência da repercussão pública negativa à atitude do Loteamento Busca Vida, o que acontecia, na verdade, é que se faziam em surdina os preparativos para a retomada das obras”, pontuou a presidente do Conselho, Ana Maria Mandim.

Entre os equipamentos utilizados na obra, o bate-estaca é especialmente prejudicial à reprodução das tartarugas, devido a ação de enterrar as placas de PVC que compõem o muro, causando intensa vibração em todo o terreno onde as tartarugas depositam os ovos. “Causa constrangimento o fato de a autorização para as obras ter sido dada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, órgão ao qual o COMAM está vinculado. A decisão prejudica um dos projetos ambientais brasileiros mais conhecidos e elogiados em todo o mundo”, ressaltou a presidente.

O COMAM chama a atenção para “o silêncio sobre essa questão” por parte do promotor de Justiça de Urbanismo e Meio Ambiente, Luciano Pitta, e também do Ministério Público Estadual. “Pitta é morador do Busca Vida. Não houve manifestações da parte dele que chegassem ao nosso conhecimento. A insensibilidade do Conselho de Administração do Busca Vida expõe a hipocrisia de sua suposta preocupação com o meio ambiente. Cai a máscara. Busca Vida e meio ambiente serão, daqui por diante, palavras de sentido comprovadamente antagônico”, finalizou a ambientalista.

O Portal está à disposição das pessoas e órgãos citados, para um retorno sobre o assunto.

Link da primeira matéria sobre a denúncia:

https://www.portalabrantes.com.br/noticia/24164-Comam-denuncia-que-obras-na-praia-de-Busca-Vida-vao-prejudicar-vida-marinha

Mais de Camaçari