Facebook
  RSS
  Whatsapp

Conselho Tutelar da costa recebe denúncia de abandono de incapaz em Abrantes

A criança de 5 anos tem deficiência e anda de cadeira de rodas

Compartilhar

 

O choro constante de uma criança vindo de dentro de uma residência em Vila de Abrantes, na costa de Camaçari, levou os vizinhos a denunciar ao Conselho Tutelar da orla, um caso de abandono de incapaz. A ocorrência foi registrada na 26º Delegacia Territorial (DT).

Junto com policiais de 59º CIPM, a equipe do Conselho entrou no local mencionado na denúncia e confirmou que se tratava de uma criança deficiente em uma cadeira de rodas, sozinha na residência. Segundo a coordenadora Edilene de Jesus, a mãe da menor chegou uma hora depois.

Na delegacia, foi confirmado que se tratava de uma reincidência, que a mãe já tinha sido advertida na unidade por deixar em uma outra oportunidade a criança sozinha. “Em função disso, a menor foi recolhida, vai ser encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de corpo de delito, em seguida será levada para a Casa de Acolhimento”, relatou Edilene.

O caso será entregue a partir de agora ao Ministério Público e a Vara da Infância. “Infelizmente com a pandemia, tem existido um aumento no número de casos de violência doméstica e maus tratos as crianças. Mas, estamos trabalhando em sintonia com outros órgãos e entidades para dar uma atenção maior a esses casos”, ressaltou a titular da 26º DT, Dra. Danielle Morteiro.

De acordo com a delegada, a mulher morava em outro bairro e já tinha sido denunciada por abandonar em casa a filha sozinha. “Ela se mudou e novamente cometeu o mesmo erro e os vizinhos denunciaram esse episódio. Ela saiu 14h e só retornou às 15h, deixando uma criança de 5 anos de idade com problemas de saúde sozinha. O nosso objetivo é que a família fique junta, coesa, e o ideal é que essa mãe cuide da filha, mas acho que é preciso fazer um trabalho social por trás de conscientização”, salientou a autoridade policial.

O caso serviu para mostrar a importância da denúncia e atuação rápida do Conselho Tutelar e agentes políciais.

Mais de Camaçari