Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Mundo

Vacina contra a Covid-19 tem resultado animador

Compartilhar

 Foto: Reprodução

Os testes realizados para a vacina experimental contra a Covid-19 tiveram resultados positivos e existe a previsão de que seja produzida mais de um bilhão de doses. A vacina, produzida pela Pfizer em parceria com a empresa da biotecnologia BioNTech, apresentou bons resultados em humanos, mas causou alguns efeitos colaterais, como febre, caso aplicada em doses mais altas.

O estudo testou 45 voluntários que receberam três doses da vacina ou placebo, cada grupo com 12 pessoas recebeu uma dose diferente. Três semanas após a injeção da primeira dose, outra dose foi passada aos voluntários. Apesar de também apresentarem efeitos colaterais, os pesquisadores não consideram os sintomas, como febre e distúrbios do sono, como graves.

Como resultado, a vacina experimental se mostrou capaz de produzir anticorpos contra o coronavírus e até mesmo de neutralizar o vírus em alguns casos. Ainda não se sabe, contudo, se a vacina pode gerar imunidade à doença, mas novos estudos serão realizados para saber se quem tomou a vacina é 50% menos vulnerável ao vírus.

Caso as expectativas sejam alcançadas, a Pfizer pretende produzir até 100 milhões de doses da vacina até o final de 2020, e ainda 1,2 bilhão até o final do próximo ano. As próximas fases do teste são focadas nos Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa ainda não foram publicados em um jornal científico, mas a novidade foi divulgada pelo site Medrxiv, considerado um dos portais com maior relevância na divulgação de descobertas científicas.

Mais de Mundo