RSS
  Whatsapp

Mobilidade Urbana

Fórum discute alternativas para a mobilidade urbana em Camaçari

 Foto: Moura Positivo/ Portal Abrantes

Mobilidade Urbana, direito à cidade é o tema do primeiro Fórum Camaçari, que  reuniu representantes de partidos políticos, centrais sindicais, associações de moradores, movimentos sociais, representantes da comunidade e liderança politica. O evento que tem como objetivo discutir e propor solução para melhorias do transporte público com a participação da população foi realizado neste sábado (19), no Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari.

 

 

Os debatedores foram: O presidente do PC do B de Camaçari, Vital Vasconcelos, Carlos Silveira ex - PT, Amanda Gurgel vereadora do (PSTU) de Natal, Carlos Nascimento da secretária de negros e negras, Jhonatas Monteiro, dirigente do PSOL de Feira de Santana, Raimundo Diácono,  dentre outros.

 

Durante o debate os palestrantes destacaram que não se pode entender a gestão pública a partir dos seus dirigentes e gabinetes. Como também não pode entender a gestão pública sem a participação do seu povo e da sociedade em geral.

 

Em seu discurso, o presidente do PC do B de Camaçari, Vital Vasconcelos, disse que o PC do B continua com alternativa da construção de uma nova sociedade, que foi denominada de socialista. “Fora os marcos da construção dessa sociedade, nós não conseguiremos superar todas as dificuldades que o conjunto dos trabalhadores e o povo brasileiro sofrem nas diversas temáticas que o fórum pretende debater”, pontuou o secretário.

 

De acordo com vereadora Amanda Gurgel, o fórum tem tudo para continuar existindo, e que as criticas são importantes, mas não se pode acreditar que um fórum vai ser capaz pela sua simples existência apagar ou superar todas as diferenças que existem no âmbito da esquerda. “A diferença vai continuar existindo, se não fosse assim não estaríamos aqui. O importante é saber lidar com essas diferenças”, afirmou a vereadora.

 

Para Jhonatas Monteiro, professor da rede pública de Feira de Santana e dirigente do PSOL, mobilidade urbana tem um papel importante na história do desenvolvimento do capitalismo nos grandes centros urbanos.

 

“Mobilidade, mais do que transporte coletivo, é a transição das pessoas em um espaço digno de ser transitado, pois o direito à cidade é um direito que se manifesta a favor do direito da comunidade”, completou Jhonatas.

 

 “Discutir mobilidade Urbana é discutir acesso, lazer a maioria da população. Camaçari é uma cidade que tem bastante recurso para oferecer a comunidade condições de transporte, condições de educação e melhoria para a população”, disse Carlos Nascimento (PSTU).

 

Foram muitas reclamações relacionadas à dificuldade e limitações da mobilidade dentro do município. Jorge Poeta, morador do bairro do Limoeiro e membro da Associação de Moradores salientou a importância do Fórum onde a sociedade tem a oportunidade de discutir as necessidades da cidade. “Moro próximo de um grande supermercado situado do outro lado da Via Parafuso, e para chegar lá tenho que percorrer 8km”, disse Jorge.

 “Cada um que está aqui hoje é culpado pelo que está acontecendo com a nossa cidade, pois estamos vendo uma bancada fundamentalista que se estabeleceu na prefeitura de Camaçari. Somos culpados pela nossa omissão de não ter conseguido fazer um movimento politico contra esses acontecimentos em nosso município”, disse Fabiana Franco, do Conselho de Mulheres de Camaçari moradora de Arembepe.

 

“A critica é importante e precisa ser feita apontando onde estão os erros para alertar a população dos seus direitos. E também alertar os gestores de que o jogo é outro. A população já começou a entender e exigir os seus direitos”, disse Adelmo Borges ao Portal Abrantes. 

 

Momento de participação questionamentos e posicionamentos dos presentes.

 

Fabiana Franco, moradora de Arembepe

Gabriela Mota, Juventude do PSTU

Presidente do PC do B de Camaçari, Vital Vasconcelos

Carlos Nascimento da secretária de negros e negras

 

 

 

 

Por: Vânia Vigo/Portal Abrantes

Mais de Cidades