Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Religião

Igrejas de Salvador resgatam tradição secular de tocar os sinos

Compartilhar

 

Os sinos da igreja de Nossa Senhora da Vitória, no centro de Salvador, voltaram a funcionar neste domingo (18), durante as comemorações ao dia da santa católica. Datados de 1852 e 1939, os dois sinos foram colocados na torre do templo e, utilizando mecanismo automatizado, passam a badalar diariamente ao meio-dia e 18h, atraindo a atenção dos moradores e dos turistas em visita à cidade.

“Além do significado litúrgico da igreja, o tocar dos sinos pode ser considerado um atrativo turístico. Agora, a igreja da Vitória se junta à Catedral Basilica e às igrejas da Misericórdia, de Santana e São Bento no resgate desta tradição”, disse o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, após a bênção dos sinos, dada pelo padre Luís Simões.

Durante todo o sábado, o gestor visitou templos religiosos católicos. A iniciativa faz parte dos planos da Secretaria do Turismo do Estado para impulsionar o segmento religioso na Bahia, que terá grande visibilidade após a canonização de Irmã Dulce em outubro.

“Percorri as igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, as Ordens 1ª e 3ª de Nossa Senhora do Carmo, do Boqueirão e Santo Antônio Além do Carmo para saber as condições das torres e estimular a realização de campanhas para revitalização desses importantes instrumentos da liturgia católica”, pontuou Franco, que quer impulsionar o turismo religioso na Bahia.

Importância dos sinos - De acordo com o pároco da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a modernização do sistema é fruto de uma campanha realizada junto aos fiéis da igreja. “Os sinos são um valoroso instrumento de comunicação. Eles dão o tom da vitalidade da igreja e representam o chamado de Deus, que evoca, convoca, convida e desperta a fé das pessoas”, explicou o sacerdote.


Ascom/Setur
...
 

Mais de Religião