Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Carnaval 2019

Mestre Grandão do Grupo Engenho esclarece confusão durante desfile no Carnaval de Salvador

Compartilhar

 

Durante o desfile do Bloco da Capoeira, liderado pelo cantor e mestre, Tonho Matéria, na noite de quinta-feira (27/02), no circuito Osmar, no Campo Grande, uma confusão envolvendo capoeiristas, dentre eles integrantes da Associação de Capoeira Engenho, de Vila de Abrantes, chegou a luta corporal. Grupos de capoeira de diferentes localidades, inclusive internacionais participavam da festa, que tem como objetivo celebrar e valorizar grandes mestres com música e ginga. 

Preocupado com a repercussão negativa da confusão, o  mestre Grandão, do Grupo Engenho relatou para o Portal Abrantes, sua versão para o acontecido. Confira na íntegra o que diz o capoeirista.

‘’Iniciamos a roda de capoeira, com vários capoeiristas e mestres, em plena harmonia e paz, até que eu percebi que um aluno estava discutindo com outro, justificando que ele se recusou a afastar e abrir a roda. Solicitei então educadamente e o rapaz muito agressivo disse que não me conhecia e me ofendeu verbalmente. Eu me afastei e disse que ali não era lugar de resolver esse problema. Do nada apareceu outro rapaz e se meteu em minha frente, já com postura de briga e caiu pra dentro de mim.

Eu fiquei sem entender o que estava acontecido e ainda sim tirei todos os meus alunos,, mesmo sendo tido como covarde e tentei organizar novamente a roda. O mesmo rapaz passa pelo meio da roda e ‘me chama pra mão’. O tempo todo eu pedi calma, perguntando se ele estava maluco, deixando claro que era um bloco de paz, que ele iria estragar o momento, foi quando ele chegou muito perto e meus alunos tomaram a minha frente, quando quatro rapazes que não conheço saíram distribuindo murro pra todo mundo.

Essa é a verdade, mas as imagens não mostram porque a menina que está filmando estava com eles ou com o primeiro rapaz que criou o problema, e só filmou o que era de interesse. Em momento algum eu toco em ninguém, eu só queria apaziguar e quando ele cai no chão, eu ainda tiro o pessoal de cima, mando todo mundo sair, pois  tinha um compromisso com o mestre Tonho Matéria, minha participação ali era fazer uma coreografia, levei mais de 30 meninas, mães e em momento nenhum a minha intenção foi criar nenhum tipo de problema, pelo contrário, era fortalecer o trabalho e o compromisso com a capoeira.

Infelizmente muitas pessoas maduras e inteligentes moldaram uma opinião, sem estar presente lá, criaram uma outra versão, sem ao menos tentar entender o outro lado. Mas, tenho minha consciência tranquila, lamento muito pelo que aconteceu, pelo bloco, pela comunidade da capoeira, Pelo Mestre Tonho Matéria que é meu amigo e que no fundo sabe do meu compromisso com ele’’.


 

Mais de Carnaval 2019