Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Lauro de Freitas

Lauro de Freitas comemora 5,6 milhões de refeições servidas nos 10 anos do Restaurante Popular

Compartilhar

 

Quem almoçou no Restaurante Popular (RP) de Lauro de Freitas nesta terça-feira (2) provou um cardápio com gosto de festa. A comemoração marcou os 10 anos de funcionamento do equipamento de segurança alimentar que já serviu mais de 5,6 milhões de refeições. Desde 30 de setembro de 2008, data de inauguração, o restaurante oferece aos frequentadores alimentação saudável, balanceada, segura e de baixo custo. Apresentações musicais e culturais animaram a celebração.

 

Emocionada, a prefeita Moema Gramacho agradeceu aos comensais, à equipe de trabalho do restaurante popular e da gestão municipal. “É uma felicidade enorme poder comemorar 10 anos de serviço público com vocês. Este restaurante faz parte de um governo que tirou o Brasil do mapa da fome. Luiz Inácio Lula da Silva não só tirou o país da extrema pobreza, ele devolveu a dignidade e o sorriso do povo. Seguindo seus passos, fizemos muito mais por Lauro de Freitas. Hoje, a rede de segurança alimentar do município não tem só um restaurante popular, temos duas cozinhas comunitárias, um banco de alimentos funcionando e outro sendo finalizado”.

 

Superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Rose Pondé acompanhou a trajetória de sucesso do RP de Lauro desde a inauguração. “Este momento ficará para sempre em nossos corações. Celebramos nesta década de RP, inclusão e justiça social. A população que se alimenta bem tem saúde e constrói hábitos saudáveis”, enfatiza. Pondé destaca que o equipamento de Lauro é modelo para outros implantados no Estado.

 

Referência da política de segurança alimentar do município, o RP é vinculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). A secretária Huldaci Santana destaca que o equipamento é parte de uma política pública que vê o cidadão na sua integralidade humana. “Temos na gestão uma mulher aguerrida, que olha para a necessidade básica do povo. Comemoramos 10 anos de alimentação popular e queremos que este serviço atenda cada vez mais munícipes”, disse.  

 

Fazem parte do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do município a Cozinha Comunitária da Itinga, que serve 400 refeições/dia, a Cozinha Comunitária de Portão que entrega uma média de 100 mil refeições por ano, e o Banco de Alimentos de Portão. O Banco de Alimentos do Centro está em fase final de construção.

 

De segunda a sexta, entre 11h e 14h (horário de funcionamento do restaurante popular), Vera Barbosa, 58, almoça no equipamento. “Frequento este espaço desde sua inauguração. Eu faço parte desses 10 anos e até hoje faço minhas refeições aqui com muita satisfação e alegria. O povo merece esta comemoração”, dispara.  O cardápio do restaurante popular é composto por proteína, acompanhamentos, dois tipos de salada (crua e cozida), suco e sobremesa.

 

Laiane Silva, 17, avalia o restaurante como um espaço democrático e de qualidade. “Podemos ver que jovens estudantes, adultos e idosos frequentam aqui. A refeição tem um preço que dá pra gente pagar. Isso ajuda bastante a população”, destacou. Com o mesmo reconhecimento, Marcos Dantas, 53, morador do bairro de São Cristóvão, em Salvador, elogia a prefeita de Lauro de Freitas pelo trabalho. “Os pratos servidos aqui, além de saborosos, tira a fome de muita gente que não tem nem o que comer em casa”, retrata. Ao custo de R$2, a unidade serve 3 mil pratos/dia atendendo as regras da alimentação de qualidade e nutritção.

 

O clima de festa, além de voz e violão de Bell Motta e Jonas Gonçalves, levou para o salão o grupo de idosas “Força Viva” da Paróquia São João Evangelista de Vilas do Atlântico. Dona Adelaide Florência dos Santos, 89, faz parte do grupo que apresentou dança circulares para o público. “O grupo é uma diversão para mim. Estou feliz por dançar aqui na comemoração. Se eu pudesse nem fazia comida em casa, vinha comer aqui todo dia”, contou. A prefeita Moema Gramacho e a presidenta da Câmara de Vereadores, Naide Brito, dançaram com o grupo. A festa de comemoração foi encerrada ao som da banda de música da Base Aérea de Salvador, sob regência do 1º sargento Sena.

 

 

Jornalista Laerte Santana

 

Portal Abrantes

Mais de Lauro de Freitas