Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Lauro de Freitas

Lauro de Freitas realiza Dia D contra pólio e sarampo com alerta às famílias para riscos das doenças

Compartilhar

 

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e a prefeita Moema Gramacho abriram o Dia "D" da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite, neste sábado (18), na Unidade de Saúde da Família Cidade Nova, em Itinga, Lauro de Freitas, com um alerta às famílias para os graves riscos do retorno da doença ao país. As doenças, que estavam erradicados há mais de 30 anos, voltam a representar ameaça diante da queda na cobertura vacinal.

“O Brasil está vivendo um momento muita grave da saúde pública. Existe a ameaça de termos epidemias de doenças como o sarampo e pólio, então é muito importante que a população volte a se vacinar. Nós não podemos permitir que a conquista de mais de cem anos para botar para fora a poliomielite seja perdido”, enfatizou Fábio Vilas-Boas.

Para a prefeita Moema Gramacho, superar a meta é o desafio. “Nós queremos atingir 100% da meta ou mais porque nosso município não atende somente as crianças de Lauro de Freitas, mas também as que vêm de Salvador e da Região Metropolitana. O ideal é que a gente consiga atingir a nossa meta o mais rápido possível. As pessoas precisam entender que dedicar um tempo pra levar as crianças pra vacinar pode salvar a vida delas”, destacou.

A resposta nos postos de vacinação em Lauro de Freitas foi positiva. As famílias acrescentaram uma atividade extra na programação do final de semana e levaram a criançada para tomar a vacina. A Prefeitura, que iniciou a campanha no dia 6, realizou o Dia "D" de mobilização com a rede de atendimento ampliada. Além das Unidades de Saúde da Família, a vacinação estava disponível 18 postos fixos em escolas, mercados e restaurantes, e postos volantes que circularam pela cidade.

Secretário de Saúde de Lauro de Freitas, Erasmo Moura chamou atenção para um histórico positivo do município em cumprir as metas das campanhas de vacinação. “Enquanto outras cidades têm dificuldade de atingir a meta de 95% de imunização do público alvo, Lauro de Freitas em todas as campanhas atingiu e pretendemos repetir o feito nesta do sarampo e poliomielite”.

Cristiane Bernardes, mãe dos pequenos Arthur e Julia, aproveitou a proximidade do ponto de vacinação perto de casa e não perdeu tempo. “Temos que proteger nossos filhos. Sempre que tem campanha nós aderimos e fico na expectativa do Dia D porque sei que a Prefeitura sempre coloca um ponto aqui no supermercado”. Desde que a campanha iniciou até este sábado o município já imunizou 30% do público alvo (crianças com idade entre um ano e menores de 5 anos).

Quem não levou a criança para vacinar no Dia “D”, pode ir a uma das 14 Unidades de Saúde da Família de Lauro de Freitas durante a semana para garantir a prevenção contra a poliomielite e o sarampo. As USFs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A campanha continua até o dia 31 de agosto.

 

 

Jornalista Mariana Cedrim

 

Portal Abrantes

Mais de Lauro de Freitas