Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Lauro de Freitas

Prefeitura cumpre Lei da Zabumba e forró pé de serra domina programação do Arraiá de Ipitanga

Compartilhar

 

Verde, amarelo, azul e branco. Com a cidade enfeitada nas cores da bandeira nacional e em ritmo de Copa do Mundo, o Arraiá de Ipitanga, em Lauro de Freitas, anuncia atrações.  A programação, que acontece nos dias 23 e 24 (sábado e domingo), conta com shows, desfiles culturais, apresentação de quadrilhas e muita animação com o mais autêntico forró pé de serra.

“Esse ano estamos cumprindo em 100% a lei da zabumba, priorizando nos festejos as tradicionais bandas de forró para as famílias de Lauro de Freitas e demais pessoas que venham passar o São João aqui na cidade. Uma festa bonita, tranquila, com estrutura de qualidade e segurança” assegurou o secretário de Cultura e Turismo Manoel Carlos dos Santos.

A tradição do “arrasta-pé” deve atrair um grande número de forrozeiros da capital e cidade vizinhas que vão preferir evitar as estradas e o bote-volta para cidades mais distantes. No dia 23 (sábado), a festa começa às 19 horas. No domingo (24), uma hora mais cedo, às 18 horas, encerrando às 2 horas.

A estrutura do Arraiá de Ipitanga conta com palco para shows na Praça da Matriz, centro da cidade, barracas de bebidas e comidas típicas, banheiros suficientes para atender a todos os públicos, iluminação com mais de 100 luminárias LED no entorno da praça, além da segurança feita pela Policia Militar, Civil, Corpo de Bombeiro e Guarda Municipal, e assistência de saúde, direitos humanos e Conselho Tutelar.

Além dos shows, blocos juninos tradicionais vão desfilar nas ruas do centro, no domingo, a partir das 13h. Nos bairros da Itinga e Capiarara, o São João também tem atrações. A novidade deste ano é a apresentação da quadrilha do grupo Bankoma. O bloco, conhecido por sua participação no Carnaval de Salvador e por ter origem no Terreiro São Jorge Filho da Gomeia, se apresenta no domingo, às 16h, no centro da cidade.

Orientações - A prefeitura de Lauro de Freitas proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas e não alcoólicas em garrafas e recipientes de vidro por vendedores ambulantes, como também veda o funcionamento de barracas e estabelecimentos que utilizem da mão de obra infantil e ou adolescentes. A fiscalização será rigorosa.

 

Confira a programação do Arraiá de Ipitanga - O São João da Tradição

Dia 23/06 - Sábado

Abertura (18h): Quadrilha Municipal / Secult

19h: Isaias Sampaio

20h30: Virado Nos 70

22h: Zé de Tonha

0h: Flor de Maracujá

Dia 24/06 - Domingo

Apresentação (16h): Quadrilha do Bankoma

18h: A Patroa

19h30: Igor Cerqueira

21h: Sobepoeira

23h30: Ruan Bagno

Além dos festejos na Praça da Matriz, o público também poderá acompanhar as festas de bairro e os cortejos culturais. No dia 23, o Arraiá do Samba Chão, no Largo do Sossego, em Itinga, às 19 horas, com as seguintes atrações – Cultural Samba Chão, Naty Bahia, Almas do Samba e convidados. Também no sábado (23) São João do Capiarara, às 19h30, com show de Gabriela Oliveira.

No dia 24, o cortejo cultural com blocos juninos puxados por minitrios abre a programação. Às 13 horas, no centro, saída dos grupos Arrasta Jegue e Cangaceiros de Ipitanga, e às 14 horas, Escola de Forró Chineleiros; Na Itinga, desfile do Samba Tropical, às 14 horas.

 

Jornalista Laerte Santana

 

Portal Abrantes

Mais de Lauro de Freitas