Facebook
  RSS
  Whatsapp

Energia solar térmica, uma resenha histórica

O cientista suíço cientista Horace Bénédict de Saussure, em 1767, inventou heliotermômetro capaz de medir a radiação solar primeira caixa térmica em madeira e vidro para captar a energia solar.

Compartilhar

 

A radiação solar são ondas eletromagnéticas produzidas pelo núcleo da grande estrela incandescente, composta principalmente por hidrogênio, o sol. No seu entorno orbitam um conjunto de oito planetas, asteroides, cometas e outros corpos celestes formando o sistema solar.

 O hidrogênio sob enorme pressão se funde em átomos de hélio e energia. Os fótons são as partículas elementares da luz que se irradia em todas as direções, deslocando-se a 300 mil km por segundo. Alcançam a Terra em oito minutos.


 Como fato histórico, o homem (Homus erectus), ainda primitivo, no período neolítico, há cerca de sete mil anos antes de Cristo (a. C), esfregando duas pedras, uma contra a outra produziu faíscas, que direcionadas a um material de fácil combustão pegava fogo, surgindo o fogo primitivo.

 O fogo primitivo depende de três elementos básicos: calor, oxigênio (comburente) e combustível ou mecha (pedaços de madeira, palhas etc.). O calor provém da fricção, produz faísca no ponto de ignição, produzindo chamas na mecha.

 Atualmente, existem várias formas para produzir fogo primitivo: por fricção, usando a luz do sol refletida e concentrada por uma lente ou mesmo pedaço de vidro para determinado ponto. 

 Há relatos de vestígios de fogo, usando os raios solares para produzir chama, deixados pelos romanos, gregos e chineses. Além disso, entre os séculos XVII e XVIII, cientistas conseguiram com a luz solar alimentar fornos portáteis e movimentar barcos com a pressão do vapor proveniente do aquecimento solar.

Um belo exemplo militar, foi deixado por Arquimedes com a criação de sistemas para incendiar navios inimigos com o uso de espelhos para concentrar e direcionar a radiação solar para produzir chamas e queimar as embarcações inimigas. A propósito, continuou séculos afora direcionar e concentrar os raios para queima de árvores, fundição de metais e outras aplicações.

O cientista suíço cientista Horace Bénédict de Saussure, em 1767, inventou heliotermômetro capaz de medir a radiação solar primeira caixa térmica em madeira e vidro para captar a energia solar.

Em 1865, o francês Auguste Mouchout criou a primeira máquina capaz de converter energia solar em energia mecânica, com o vapor produzido por um coletor solar, movimentar um motor sob pressão.
Nove anos depois, o inglês Charles Wilson, em 1874, apresentou a proposta para dessalinização de até 22,5 mil litros da água com energia solar, com a finalidade de utilizar a água do mar no deserto de Atacama, Chile.
Nos dias atuais, a aplicação da radiação solar como uma fonte térmica limpa é uma realidade no mundo, em sistemas de aquecimento de água, em estruturas para desidratação, secagem de produtos vegetais e na produção mecânica de eletricidade com a concentração das ondas eletromagnéticas com espelhos para produção de vapor para girar turbinas, denominada energia solar heliotérmica ou energia termossolar.

 

 

 

Paulo Chiacchio Engenheiro Agrônomo

Mais de Paulo Chiacchio