Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Gastronomia

Nutricionista dá dicas de como uma alimentação saudável pode ser decisiva para o acompanhamento do colesterol

Compartilhar

 

No dia 08 de agosto, terça-feira,  foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. A nutricionista e professora do curso de Gastronomia do Centro Universitário Estácio da Bahia, Joseni Lima, dá algumas dicas de como controlar o colesterol a partir de uma alimentação saudável.

“O colesterol é uma lipoproteína, sendo que o LDL, conhecido como mau colesterol, possui baixa densidade e por isso pode se acumular nas paredes das artérias. Já o HDL, o bom colesterol, é responsável por eliminar o excesso de LDL do sangue”, explica a professora.

De acordo com Joseni, ambos são importantes e devem estar ajustados a níveis adequados no organismo. “O desajuste nos níveis de colesterol no organismo contribui para o desenvolvimento da placa de aterosclerose, que é uma das principais causas de infarto do miocárdio”, alerta.

O consumo excessivo de gordura saturada e trans é um dos responsáveis por elevar o nível do LDL e baixar o HDL. “O consumo em demasia de carnes vermelhas, queijos amarelos, ovos, doces e frituras são os maiores responsáveis pelos altos índices de colesterol”, afirma a nutricionista.

Para elevar os níveis de HDL no sangue, Joseni recomenda o consumo de cereais integrais, hortaliças cruas e óleos vegetais como, por exemplo, o azeite de oliva, além da prática diária de atividade física.

A nutricionista também alerta que magreza não é sinal de que os níveis de colesterol estão ajustados. “Pessoas magras também podem ter desequilíbrio nos níveis de colesterol. A elevação do LDL resulta de uma alimentação inadequada, rica em gorduras saturadas, além do sedentarismo”, destaca.
  
A Estácio, uma das maiores e mais respeitadas organizações educacionais do Brasil, atua há 47 anos no segmento de ensino superior. Fundada no Rio de Janeiro, está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o EaD, contando com mais de 500 mil alunos matriculados e uma estrutura de cinco mil colaboradores e dez mil professores.
 
A Estácio oferece cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade, além de soluções corporativas e cursos de extensão. A instituição aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado e mantém seus currículos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho. Todos os alunos recebem material didático gratuito, de alto nível, em uma cadeia totalmente sustentável.
 

 

Qualidade.Com Marketing e Comunicação

 

Portal Abrantes

Mais de Gastronomia