Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    São João da Bahia

Comerciantes de Camaçari estão otimistas com as vendas de São João

Expectativa é que o movimento aumente a partir de segunda (19)

Compartilhar

 

O período das festas juninas já começou e os comerciantes do município de Camaçari, estão apostando no aumento das vendas, apesar do momento de crise que o país atravessa.

Calçados, roupas, acessórios, itens de decoração, comidas típicas e serviços de beleza, estão entre os itens mais procurados pelo consumidor neste período.

Proprietária de um salão de beleza, na Rua Cristóvão Colombo, a cabelereira Irani Ferreira, disse em entrevista ao Portal Abrantes, que já começou a sentir uma melhora no movimento do setor e reforçou que na semana que vem será melhor principalmente por conta, do tradicional Camaforró. “O ano passado foi horrível, mas, eu estou muito confiante neste ano. Essas festas vão ajudar muito. O comércio de Camaçari precisa das festas populares, porque é o que faz o ter movimento é o que faz alavancar as festas. Sem as festas o povo vai se arrumar para ir pra onde? Então, estamos sentindo as pessoas animadas e tenho certeza que vai melhorar bastante”, disse.


Há nove anos no mercado, atendendo clientes de moda feminina no geral, inclusive com moda Plus Size (tamanhos especiais), a empresária Carla Gomes, também reforçou que a realização da festa com atrações melhores, em relação ao ano anterior, trouxe confiança para o comerciante local. “Ainda está meio tímido, estamos apostando nesta segunda quinzena que acabou de começar, mas estamos confiantes. Tivemos a boa notícia que o Camaforró deste ano terá atrações melhores, então, esperamos que as pessoas se animem também e queiram se arrumar  para ir às festas”, falou.


Centro Comercial

No Centro Comercial, também conhecido como não feira de Camaçari, uma grande parte dos comerciantes está animada para as vendas desta semana que se inicia. Na entrada da feira, tanto na Praça Desembargador Montenegro como nas dependências do próprio estabelecimento a decoração junina com bandeirolas e balões, convidam o cliente para se deleitar na ampla variedade de produtos que são comercializados no local. 


Conhecido em toda cidade, por sua famosa barraca  de produtos típicos e também por administrar o Sindicato dos Feirantes que atende não só Camaçari, como também diversas cidades vizinhas, o permissionário Romualdo Costa, pontuou que já houve um crescimento nas vendas e a expectativa a é que aumente ainda mais, a medida que os dias da festa se aproximam. “Nós fizemos os investimentos necessários e aguardamos que a população apareça, até porque a festa de São João é uma tradição em Camaçari , nossas expectativas são as melhores possíveis”, concluiu. Na barraca de Romualdo, o consumidor encontra a maioria dos ingredientes utilizados nas tradicionais receitas juninas. Além dos pacotes de carimã, beijú e tapioca de todos os tipos, o cliente ainda tem a possibilidade de comprar, coco ralado, aipim ralado e polpa de milho verde, para economizar tempo e facilitar o preparo.


Em outras barracas, feirantes também apostam nas vendas das espigas de milho, do amendoim cru e cozido, além da laranja e do tradicional licor.


Apesar dos produtos já em exposição alguns consumidores preferem comprar as vésperas da festa. A dona de casa, Anete Silva, moradora da região dos Phocs, disse que esteve na feira para dar uma pesquisada nos preços, mas, revelou que só fará as compras no dia 22 ou 23. “Quando é roupa e sapato, a gente até compra antes, mas, esses produtos para fazer comida, é bom comprar na véspera, para não estragar”, disse.

Este ano a festa de São João acontece no fim de semana, sexta-feira (23) e sábado (24), vale lembrar que o Camaforró acontece entre os dias 22 e 24.

 

Por Maíra Lima

 

Portal Abrantes

Mais de São João da Bahia