Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Saúde

Julho Verde: exames de imagem são essenciais no diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço 

Compartilhar

 

Julho é o mês de alerta e conscientização sobre as doenças e tumores que acometem a cabeça e o pescoço. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), o câncer de pescoço e cabeça pode chegar a uma taxa de até 90% de cura, caso seja diagnosticado precocemente. Isso reforça a importância da campanha Julho Verde.    

Fábio Gonzalez, médico radiologista e especialista na área de pescoço e cabeça, alerta que quanto mais cedo a descoberta da doença, maior a chance de cura e de tipos de tratamentos menos invasivos. "A maior importância dessa campanha é o diagnóstico precoce, para que o paciente possa reconhecer os sintomas o mais rápido possível e procurar um médico para uma investigação e diagnóstico ainda no estágio inicial da doença", afirma.    

Segundo informações da SBCCP, a expectativa é de que quase 40 mil novos casos de câncer de cabeça e pescoço sejam identificados este ano. É importante lembrar que esse tipo de câncer inclui também os tumores de boca (e da cavidade oral), nariz, laringe, olho, ouvido e tireoide. Por esse motivo, o tratamento para esse tipo de tumor pode envolver especialistas de diferentes áreas, como oftalmologista, otorrinolaringologista, endocrinologista, oncologista e cirurgião de cabeça e pescoço.  

Mais de Saúde