Na próxima quinta-feira (8/9), às 15h, como parte das ações comemorativas do aniversário da cidade, a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari inaugura o Centro Especializado de Atendimento Social ao Usuário do SUS (CEASUS) que ficará localizado na Rua Goiás, Centro, em frente à Secretaria da Mulher (Semu). No local, serão atendidos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer ciclo de vida, vinculados ao município de Camaçari, que necessitem de um ou mais benefícios da rede pública de saúde.
Para ter acesso aos serviços do CEASUS, o munícipe deverá ser encaminhado a partir da Atenção Básica, através das unidades de saúde, ou pelas unidades de serviços especializados, como o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), Centro de Referência em Especialidade de Saúde (Cres) e o Centro de Oncologia de Camaçari (Ceonc), entre outras. Também ocorrerá atendimento por demanda espontânea para acolhimento e orientação dos fluxos.
O CEASUS funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e ficará responsável por coordenar e organizar os fluxos de acesso aos benefícios: curativos especiais e loção hidratante à base de AGE; insumos para o automonitoramento glicêmico; sonda uretral nasogástrica, traqueal e outros; oxigenoterapia; fórmulas nutricionais, cestas básicas e suplementação alimentar; óculos; cadeira de rodas, cadeira de banho, colchão e outros; e fraldas descartáveis.
O secretário da Saúde, Elias Natan, destaca a importância do novo centro para a população. “Atualmente esses benefícios estão em locais diferentes. O que faz com que as pessoas não saibam aonde ir para ter acesso aos mesmos. Com o CEASUS isso irá mudar, pois as pessoas terão a referência de um local único e específico pra conseguir esses benefícios”.
Subsecretário da Saúde, Luiz Duplat participou ativamente da construção do plano de trabalho do equipamento. “Desde o primeiro momento do planejamento, pensamos o CEASUS para facilitar o acesso da população a estes benefícios do SUS. Toda a equipe envolvida está de parabéns”.
A unidade será gerida pela assistente social Amanda Rouse. “A orientação que recebemos do secretário Elias Natan, com base no desejo do prefeito Elinaldo, é que trabalhemos de forma humanizada, provendo o acesso qualificado na garantia do cuidado à saúde. Nosso papel será o de viabilizar, seguindo os princípios do SUS, o acesso da população aos benefícios”, afirmou a gestora do espaço.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar