Facebook
  RSS
  Whatsapp

 Camaçari: Engenharia política

Compartilhar

 

Sem definir, até então, sua preferência para a disputa do planalto central (União Brasil apresenta Luciano Bivar), o prefeito Elinaldo experimenta chegar ao pleito de outubro 22, com a participação de quatro candidatos à Câmara Federal (Paulo Azi, Dayane Pimentel, Cris Correia e Tinoco) e cinco à Assembleia Legislativa do estado da Bahia Jackson, Fábio Lima, Kátia Oliveira, Manoel Rocha e Mirela Macedo). No Processo todos os pleiteantes à Câmara Federal possuem domicilio eleitoral em outros municípios e dos concorrentes à Assembleia Legislativa apenas dois são militantes da política do município.

Segundo o comentário popular, Elinaldo preferiu não bater de frente com a sua base de apoio e com os seus aderentes e assim impor a concentração de apoio em um ou dois candidatos, aceitando, assim, que as preferencias fossem evidenciadas dentro das estratégias individuais visando o pleito local em 2024.

Fica cada vez mais notória a preferência do prefeito em indicar o vereador licenciado Jorge Curvello com seu sucessor, no entanto a correlação de forças se edificando poderá tornar essa construção prejudicada a partir dos resultados que emergirão das urnas nesse ano a partir das forças que poderão ser exercitadas para composição da chapa governista e da composição da Câmara Municipal.

O que causa espanto, até o momento, é que a experiencia, habilidade e sabedoria política do vice-prefeito Eudoro Tude não tem se manifestado no nível esperado na montagem e execução da estratégia, assim como as razões que não são conhecidas publicamente.  Um político que já foi mandatário municipal por duas oportunidades e se tornou fundamental na campanha que levou Elinaldo ao topo da cadeia política local em dois mandatos além de gozar do respeito e reconhecimento do eleitorado e contar com um número significativo de seguidores é uma peça fundamental em momento crucial das decisões não só para um sucesso e retorno eleitoral, assim como, a manutenção do comando municipal nos próximos anos. Especulações outras buscam entender porque Tude não se colocou como candidato nesse pleito e porque a primeira dama Ivana, Helder Almeida e Natan foram motivados ou preteridos de concorrer, quando todos eles vinham mostrando disposição para tanto e com boa aceitação da população. Razões que só poderão ser respondidas, principalmente pelo prefeito, por Tude e os demais envolvidos.

A oposição busca angariar votos para Ivoneide (PT), Daniel e Alice Portugal (PCdoB) direcionados para a Câmara Federal, além de Bira Coroa (PT) Negra Magna (Psol), Branca (PCdoB) para a Assembleia Legislativa. Concorrendo em paralelo Pedreira (PTB) e Augusto Brito, para estadual.

Assim, é esperar o resultado das manifestações dos eleitores em outubro próximo, observar as correlações de forças constituídas, o comportamento político futuro dos atores para uma leitura com base nos fatos e suas consequências evidenciadas para se avaliar os erros e acertos investidos até então.

Vida que segue.

Que DEUS e os Orixás nos protejam

Adelmo Borges

Adelmo Borges

Mais de Adelmo Borges