Startups baianas têm até este domingo, 8, para se conectarem a grandes líderes empresariais do Brasil no Amcham Arena

    José Loyola Neto, criador da Startup baiana SalVAR  

    José Loyola Neto, criador da Startup baiana SalVAR  

Considerado o ecossistema de inovação e tecnologia mais eficiente do Brasil, segundo o ranking 100 Open Innovation 2021, o Amcham Arena - competição nacional da Câmara Americana de Comércio para o Brasil que conecta startups a líderes empresariais em potenciais do país - segue com inscrições abertas e gratuitas até este domingo, 8, por meio do link https://dbarena.amcham.com.br/quero-participar. A nova temporada promete reunir, em seis meses de batalha, ideias promissoras, novas empresas e investidores que estão em busca de melhores oportunidades de negócios e estratégias. 

 

Uma das competidoras baianas deste ano é a SalvAR, startup criada em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, pelo empresário José Loyola Neto, que lançou no mercado o dispositivo biocida (elimina vírus, fungos e bactérias) que envolve os filtros de vários modelos de aparelhos de ar-condicionado e protege o ambiente de agentes patogênicos. Para Loyola, o primeiro motivo para se inscrever no Arena é a força desse ecossistema no mercado, que é certeza de visibilidade. “O outro ponto é o aprendizado e a troca de experiências com várias empresas do país”, afirma. 

 

De acordo com a líder regional da Amcham, Lílian Marins, essa é uma jornada completa e eficiente para startups e executivos em busca de transformação digital e crescimento ágil, mas com profundidade e curadoria Amcham. “O Amcham Arena é onde a inovação, o crescimento, o investimento e a agilidade se encontram, com o objetivo de viabilizar um melhor ambiente de negócios”, define a head. No ano passado, a competição reuniu 3 mil startups de alto impacto a 15 mil executivos em busca de inovação, movimentando 500 startups e 900 executivos por rodadas de negócios. 

 

Dados da ABStartups - Associação Brasileira de Startups, mostram que desde 2017, quando o Arena surgiu, com a proposta de ligar investidores a soluções inovadoras, o número de empresas com esse formato, em Salvador, passou de 110 para mais de 200 até agora. E a tendência é de crescimento, tanto no número de startups quanto de investimento nelas impulsionado também pelo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador, em vigor desde  junho de 2021, como aponta a pesquisa “Raio-X do Investimento Anjo” realizada pela Amcham com mais de 300 executivos brasileiros. O estudo apontou que 59% dos executivos brasileiros pretendem investir em até três startups em 2022 e que este será um ano de estreia para muitos executivos no mercado de aportes em startups.

Tainara Carvalho

Mais de Tecnologia