Facebook
  RSS
  Whatsapp

Bandeira Azul é hasteada em Guarajuba e Itacimirim nesta terça (7/12)

Compartilhar

 


Bandeira Azul é hasteada em Guarajuba e Itacimirim nesta terça (7/12)

Os selos Bandeira Azul 2021-2022 das praias de Itacimirim e Guarajuba, em Camaçari, foram renovados. O município é o único do Nordeste a contar com duas certificações. Os atos de hasteamento das bandeiras marcaram oficialmente a concessão, que ocorreu na manhã desta terça-feira (7/12), na Rua 9, em Itacimirim, que mantém o selo pelo segundo ano consecutivo, e no Condomínio Paraíso,  em Guarajuba, que conquista a certificação pela terceira vez seguida.

A Bandeira Azul é uma certificação internacional recebida pela prefeitura de Camaçari através da Secretaria do Turismo (Setur). A iniciativa é promovida pela Foundation for Environmental Education (FEE), instituição não governamental com escritório central na Dinamarca, representada no Brasil pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR).

Representando o prefeito Elinaldo Araújo, o vice-prefeito, José Tude, relatou que com o crescimento de Camaçari também surgem novas responsabilidades e problemas a serem geridos.   “Felizmente, graças à competência do nosso prefeito Elinaldo, e de toda a equipe do governo, hoje nós estamos vendo novamente as coisas acontecerem. A renovação dessas duas bandeiras é uma conquista muito valiosa, porque é necessário atender a uma série de 33 critérios que dizem respeito a itens como segurança, qualidade da água, ordenamento, limpeza, dentre outros, e nós obedecemos”, relatou Tude, reconhecendo a responsabilidade que o município possui de seguir sendo digno do selo de projeção mundial.
 
Leona Bernardi, coordenadora do programa Bandeira Azul no Brasil do Instituto Ambientes em Rede (IAR), enfatizou o reconhecimento internacional que esses selos conferem às praias de Itacimirim e Guarajuba. “Eles colocam Camaçari no mapa global de praias do programa, sendo que a maioria delas ainda está na Europa”, esclareceu. Leona ponderou que uma das questões que o Brasil precisa enfrentar é a relação do país com seu ambiente costeiro, entendendo melhor sua relação com o oceano e com as particularidades do bioma que se manifesta do norte a sul do país. Segundo a especialista, há especificidades em cada região, além da necessidade de compreendê-lo enquanto área de integração com a comunidade", explicou Leona.
 
Cristiane Bacelar, secretária da Setur, está certa de que o selo Bandeira Azul é mais um passo rumo à transformação do turismo enquanto principal matriz econômica do município, ao tempo que reconhece a conquista como fruto de trabalho duro. “Manter uma certificação não é fácil. É um trabalho hercúleo, diuturno, que a Setur vem realizando com muita seriedade, e isso porque essa certificação traz pra gente um credenciamento a mais como um município turístico”, reconheceu. Nas cerimônias desta manhã, a pasta afirmou que o próximo passo é conquistar certificações para três outras praias camaçarienses.
 
Alexandre Torres, morador de Itacimirim, manifestou felicidade com a conquista.  “Manter um selo como esse, de qualidade ambiental, é uma responsabilidade, principalmente pra quem é morador há muitos anos. O desafio é aproveitar esse selo para promover a educação ambiental, a fim de motivar tanto moradores como visitantes a preservar um pouco do paraíso que nós temos aqui em Itacimirim”, afirmou.
 
Tania Araújo, moradora há 11 anos de Guarajuba, reconhece que o selo contribui para organização do espaço praieiro, mas ainda há desafios a superar. “A Bandeira Azul para Guarajuba foi muito importante para a preservação da praia, para disciplinar o uso”, pontuou.
 
Fizeram parte das cerimônias de hasteamento da Bandeira Azul em Itacimirim e Guarajuba, as titulares das secretarias dos  Serviços Públicos (Sesp), Arlene Rocha, e do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andréa Montenegro,   bem como o diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Áldene Motta. O ato contou ainda com representantes do Conselho Municipal de Turismo de Camaçari, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema),  além de moradores e frequentadores dos locais.

Foto: Jean Victor

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari