Facebook
  RSS
  Whatsapp

Dia D da vacinação contra a Covid movimenta unidades de saúde de Camaçari

Compartilhar

 

Com o intuito de garantir a máxima proteção e a manutenção da imunidade da população com aplicação da primeira e segunda doses, e do reforço, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), promove neste sábado (4/12) o Dia D da Vacinação contra a Covid-19. A ação acontece das 9h às 16h, ou até durar o estoque.


De acordo com a pasta, a imunização na sede acontece na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba E, e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do Nova Aliança, Nova Vitória, Novo Horizonte, Burissatuba, Parque das Mangabas e Parafuso. Na costa, a aplicação da vacina ocorre na UBS Vila de Abrantes, e nas USFs de Fonte das Águas e Barra do Pojuca.

A coordenadora da USF de Fonte das Águas, Cristileide Bispo, explicou como a unidade se preparou para a campanha. “Nos planejamos e preparamos a equipe para receber a população. O número ainda está pequeno, e por isso pedimos que as pessoas venham atualizar a caderneta vacinal contra a doença”, disse ao acrescentar que o maior número de atendidos neste sábado, foram para aplicação da segunda dose ou do reforço.


Até a quinta-feira (2/12), 85,38% do público-alvo já havia recebido a primeira dose e quase 69% a segunda dose. O secretário da saúde, Elias Natan, falou da expectativa da campanha e sobre a importância de completar o esquema vacinal. “A expectativa é muito boa, nós aproveitamos o sábado, que é um dia em que as pessoas têm uma disponibilidade maior de comparecer aos locais de vacinação, para que possamos alcançar, principalmente, as 70 mil pessoas que estão em data oportuna para tomar tanto a primeira quanto a segunda dose, e que ainda não compareceram. Então a finalidade da campanha hoje é que possamos avançar na vacinação desse grupo, assim como da população geral, acima dos 12 anos”, disse o gestor da Sesau ao fazer um apelo, “convocamos as pessoas que ainda não compareceram às nossas salas de vacinação, às nossas unidades de saúde, que venham e efetivem a sua vacinação, porque é dessa forma que vamos conseguir nos prevenir contra o coronavírus”.


Os prazos de segunda dose variam conforme o imunizante recebido. Podem tomar a primeira dose todas as pessoas de 12 anos acima. A segunda dose da CoronaVac ocorre 28 dias após a primeira, enquanto que o intervalo da AstraZeneca e da Pfizer são de oito semanas (2 meses). Sobre a segunda dose da Janssen, a Sesau continua aguardando orientações da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e do Ministério da Saúde, assim como o recebimento do imunizante. A dose de reforço continua para a população de 18 anos acima, que tenha tomado a segunda dose há cinco meses; e para imunossuprimidos com 18 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.


Kênia Silva, de 18 anos e moradora de Arembepe, foi uma das pessoas que se vacinou hoje. Ela contou que já tomou a primeira dose e que estava ansiosa para completar o ciclo de vacinação com a segunda dose. “Eu estava na expectativa para tomar a segunda dose, para me proteger. É um alívio, melhor prevenir do que remediar, principalmente com essa nova variante, e se tiver nova dose eu vou tomar”, disse a jovem ao reforçar que “a saúde deve estar em primeiro lugar”.


O adolescente Davi Copque, 12 anos, estava feliz por ter sido vacinado com a primeira dose. “Estou feliz, porque agora vou poder brincar e sair para ver meus amigos”, disse. O jovem estava na companhia da sua mãe Janaína Copque, que falou da alegria de poder trazer o filho para ser vacinado. "É uma emoção muito grande e eu estava na expectativa dele completar os 12 anos para poder tomar a primeira dose. Eu já tomei as duas doses e é importante que todos venham, para que a gente se livre logo desse vírus", finalizou.


Atualmente, de segunda a sexta-feira, há 20 locais de vacinação em ação. Como resultado do trabalho, até a última quinta já tinham sido vacinadas 211.173 pessoas com a primeira dose, e 170.412 com a segunda dose ou dose única.

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari