Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sesau realiza atualização no tratamento de feridas e curativos

Compartilhar

 Foto: André Damasceno

A Secretaria de Saúde (Sesau) de Camaçari, através da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), iniciou na manhã desta terça-feira (14/9) um treinamento com as equipes das unidades de saúde da Atenção Básica e Especializada para atualização no tratamento de feridas crônicas com curativos especiais. A primeira etapa do treinamento, que aconteceu hoje no auditório da Secretaria de Governo (Segov), envolveu os gerentes técnicos das unidades de saúde. A segunda etapa do treinamento ocorre dias 21 e 29 de setembro com enfermeiras assistenciais e técnicos de enfermagem.

Enfermeira sanitarista e subcoordenadora das Doenças e Agravos Transmissíveis e Doenças Crônicas da DAS, Ana Iara Carneiro explica que, “em virtude das especificidades na aplicação desses curativos é que promovemos essa atualização. Os curativos já estão à disposição nas unidades de saúde para uso em pacientes com feridas/lesões crônicas no qual existe uma dificuldade de cicatrização com o uso dos curativos convencionais, com cobertura de gaze simples. Estamos trabalhando para oferecer a cada dia, um melhor serviço à população”.

Com o objetivo de promover um melhor atendimento aos usuários com feridas/lesões crônicas, otimizando o tempo de tratamento, a Sesau comprou através de licitação curativos/coberturas especiais que oferecem maior eficácia no tratamento.

Enfermeira estomaterapêuta, Poliane Carvalho, especialista em tratamento de feridas, explica que, “o curativo convencional precisa ser trocado todos os dias. O que gera um incômodo ao paciente e maior demanda para a equipe. Com os curativos especiais a troca pode ocorrer, a depender da lesão, a cada três dias. Podendo chegar até uma semana. Além disso, o material desse curativo atua de forma mais eficaz nas lesões, diminuindo, e muito, o tempo de tratamento e os riscos de inflamações”.


                                                                                                                                                                                                                                               

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari