Facebook
  RSS
  Whatsapp

Ministério da Saúde e Sesau realizam pesquisa sobre Covid em Camaçari

Compartilhar

 Foto: Leandro Silva

O Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari, iniciou nesta sexta-feira (27/8) um estudo de soroprevalência da Covid-19 no município. Também estão envolvidos no estudo, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Grupo Hermes Pardini.

O objetivo do estudo é analisar, em capitais e Regiões Metropolitanas, o comportamento do vírus para, a partir dos resultados, criar estratégias de enfrentamento mais assertivas com base na forma como o vírus se comporta.

Em Camaçari serão visitadas 492 coletas de 13 bairros da cidade. Essas residências já foram escolhidas pelo Ministério da Saúde previamente, através da base de dados da pesquisa nacional por amostra de domicílios, realizada em 2020 pelo IBGE.

Durante visita às residências serão coletadas amostras, e a análise será feita pela Fiocruz. As pessoas que participarem receberão uma senha para poder ter acesso aos resultados em até 30 dias após a coleta, realizada de forma confidencial.

O subsecretário da Saúde de Camaçari, Luiz Duplat, ressaltou que, “através de pesquisas como essa é possível entender melhor o vírus e como se propaga, para assim traçarmos planos estratégicos mais assertivos no combate a ele”.

Diretora da Vigilância à Saúde, Alcione Vasconcelos, afirma que, “toda contribuição científica como esta é de grande importância para ajudar a população a vencer pandemias. Por isso, pedimos que as pessoas, que receberem a equipe em suas casas, participem da coleta”.


 

Mais de Camaçari