Facebook
  RSS
  Whatsapp

Moradores da Fonte do Buraquinho comemoram intervenções realizadas na comunidade

Compartilhar

 

Os moradores da Fonte de Buraquinho, em Vila de Abrantes, costa de Camaçari, comemoraram a chegada da primeira fase do projeto Reflora, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A ação de reflorestamento aconteceu na manhã deste sábado (21/08) e contou com a participação de nativos, autoridades políticas, servidores públicos e a sociedade civil.

Foram plantadas 120 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, assim como a realização de outras intervenções. “Nada acontece sem ser no tempo de Deus, sem a permissão de Deus. Aqui está sendo um momento histórico, inédito, onde a gente junto com essa comunidade que já preservava esse espaço, que já contava essa história, vem com esse projeto liderado pela Sedur, mas com a participação de outras secretarias”, destacou a secretária Andréa Montenegro.

O projeto envolve a comunidade, a iniciativa privada e o poder público municipal. “Essa é uma ação a quatro mãos, assim como a do Cacimbão em Arembepe, que referencia esse respeito cultural, do esporte, do lazer, dentro da secretaria de urbanismo. É um modelo diferente que a secretaria está implantando na cidade, onde o governo está com ações extremamentes importantes e populares, fazendo escuta nas comunidades para garantir a manutenção dessa história de forma verdadeira.”, ressaltou o vereador Gilvan Souza.

Dona Jucimeire Bispo dos Santos, moradora de Abrantes desde 1985, relatou a importância da Fonte de Buraquinho em sua vida. “Bebi dessa água, criei meu sobrinho lavando roupa, carregava água, aqui é um retrato histórico do distrito. Eu passava aqui e falava ‘será que nunca ninguém vai olhar para a Fonte?'. Isso aqui é um cartão postal, está muito lindo”, comemorou a intervenção.

Seu Marco Aurélio Franco também celebrou o reflorestamento. “Primeiramente temos que agradecer a Deus por esse momento, e a todos aqui reunidos porque a união faz a força. Aqui realmente tem uma história que estava apagada, mas hoje graças a Deus com esse brilho da natureza, e o brilho do dia a dia de cada um de nós que traz essa alegria para essa comunidade."

Nesta primeira fase do projeto é feito o plantio das mudas em um momento de interação com a comunidade. “Desde quando ainda era suplente que reivindiquei na Câmara a revitalização da Fonte do Buraquinho, eu já lavei muitas roupas aqui. Como era menor de idade, minha mãe não deixava eu vir sozinha para a Fonte, esperava dona Lili vir para eu acompanhar. Uma das manilhas era de água de beber e tem um ditado que diz que quem beber a água de Abrantes não sai mais daqui e eu me sinto filha desse lugar”, relembra a vereadora Fafá de Senhorinho que participou do plantio.

Presente também na ação estava o ex-vereador Odilon Montenegro, que exaltou a realização de um sonho em ver a Fonte de Buraquinho ser revitalizada. “Sentimento de alegria como camaçariense já que nasci em Jauá, ver esse trabalho sendo realizado, mesmo que tenha acontecido tardiamente. Às vezes você perde um dedo, mas continua com a mão, e é o que aconteceu aqui, perdemos uma grande parte desta área, mas o que tem ainda é possível fazer um trabalho de recuperação para se sirva de marco para aqueles outros que virão depois da gente.”

 

Mais de Camaçari