Facebook
  RSS
  Whatsapp

Fonte do Cacimbão chega a fase final do Reflora Camaçari

Compartilhar

 Foto: Matheus Carvalho

Seguindo a aplicação do projeto Reflora Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), neste sábado (31/7), realizou uma ação com a comunidade de Arembepe, na Fonte do Cacimbão, com o objetivo de fazer um ‘pente fino’ em toda sua estrutura, visualizando a inauguração do instrumento ambiental.

Na ocasião, a gestora da pasta, Andréa Montenegro, falou da satisfação com a iniciativa. “Estou feliz, pelo primeiro produto do projeto Reflora Camaçari, que se concretizou com o apoio da comunidade. Não poderíamos deixar para lá a luta deste povo pela garantia da história deste espaço”.

O local, que já passou por revitalização, antes da entrega recebeu uma limpeza geral, retirando entulhos e lixos trazidos por moradores da região. O espaço recebeu também o plantio de 90 plantas da espécie helicônia rostrata, popularmente conhecida como bananeira-do-brejo ou papagaio, e alpinia purpurata, que são espécies nativas da região e da Mata atlântica, para embelezar ainda mais o Parque do Cacimbão.

Para Cristiane Bacelar, secretária do Turismo do município, garantiu que o Parque Cacimbão será um regaste histórico, mas, acima de tudo, um ponto turístico na rota de visitação da Costa de Camaçari. E disse mais, “É um produto turístico forte e, com toda certeza, vamos atrair ainda mais pessoas para conhecer esse magnífico projeto”, concluiu.

Ramon Souza, morador de Arembepe, que faz parte do grupo de guardiões do Parque do Cacimbão, expressou sua vontade. “Espero que a comunidade realmente se envolva como um todo, vindo participar na linha de frente, na proteção e preservação da Fonte do Cacimbão”.

O Reflora Camaçari tem por objetivo desenvolver projetos de revitalização ambiental junto a comunidade, gerando senso de pertencimento e oportunidades de espaços verdes para as novas gerações. Em especial, o Parque do Cacimbão é o primeiro produto a ser entregue nas próximas semanas, e um incentivador para outras localidades, como Lagoa da Paz, em Barra do Pojuca, e Fonte do Buraquinho, em Abrantes.

O projeto é uma iniciativa da Sedur, que conta a participação de outras secretarias municipais, são elas: dos Serviços Públicos (Sesp), da Infraestrutura (Seinfra), do Turismo (Setur), da Cultura (Secult), da Educação (Seduc) e da empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec).


 

Fonte do Cacimbão chega a fase final do Reflora Camaçari

Mais de Camaçari