Seleção feminina goleia a China em estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Reprodução

 Reprodução

Com dois gols de Marta, um Bia Zaneratto, de Debinha e da reserva Andressa Alves, a seleção brasileira feminina, goleou a China por 5 a 0 nesta quarta-feira (20/07), em Miyagi, na abertura do Grupo F dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O placar repete a melhor estreia brasileira em Olimpíadas, quando deu uma goleada sobre Camarões em Londres-2012.

Com um primeiro tempo quase que impecável, o Brasil resistiu à pressão inicial da China, confirmando a confiança de Pia Sundhage no sistema defensivo, e um ataque insistente, abrindo 2 a 0 em jogadas de muita movimentação. O primeiro gol aconteceu aos oito minutos, com Debinha cabeceando no travessão, Bia disputando o rebote, e a bola sobrando para Marta chutar e fazer seu 11º gol em Olimpíadas. Aos 21, Bia chutou forte, a goleira rebateu e Debinha ampliou para o Brasil.

Com os dois gols que fez na estreia, Marta se tornou a primeira jogadora a fazer gol em cinco edições de Olimpíadas. Com 12 gols na história do torneio, está a apenas dois de igualar a também brasileira Cristiane, a maior artilheira do futebol olímpico.

Após voltar do intervalo, a defesa brasileira deu muito espaço à China, que levou perigo seguidas vezes. A seleção brasileira acordou, voltou a dominar a partida, e aos 28, Marta pegou a sobra a defesa pela direita e surpreendeu a goleira, batendo no canto esquerdo. Andressa Alves, que entrou na etapa final, sofreu pênalti de Wang Xiaoxue. Marta, cobradora oficial, abriu mão de fazer seu terceiro gol e deixou a própria Andressa Alves bater a penalidade, aos 36 minutos. E, aos 43, Debinha cruzou na medida para Bia Zaneratto fechar a goleada.

Mais de Esportes