Seduc inicia entrega da 4ª etapa do Vale Merenda nesta terça (20/7)

 

Até o dia 30 de julho, a Secretaria da Educação (Seduc) completa a entrega da quarta etapa do Vale Merenda, relativa ao ano letivo de 2021. Mais de 36 mil alunos da Rede Municipal de Ensino são beneficiados com um ticket de R$45,00. Os responsáveis pelos estudantes devem acompanhar murais e redes sociais da escola para obter informações sobre o esquema de distribuição específico de cada uma das 112 unidades escolares. No ato da entrega, é preciso apresentar documento com foto para comprovação de vínculo com o aluno.

A gestora da Seduc, Neurilene Martins, tem aproveitado esse momento de entrega do Vale Merenda para promover escuta junto aos responsáveis. “É um momento especial de conversa com os pais, a fim de fazermos uma mobilização rumo ao retorno gradual e progressivo das atividades escolares” explicou.

A secretária da pasta também tem utilizado o momento para observar de perto a organização das escolas, a fim de receber os alunos com segurança. Segundo Neurilene é a inteligência colaborativa da rede que orienta a construção de metodologias que serão ajustadas cuidadosamente ao longo do mês de agosto, a fim de que em setembro a Seduc disponibilize uma oferta semipresencial mais ampliada.

Para Rosana dos Santos, diretora do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) do Nova Vitória, a entrega do Vale Merenda desempenha um papel fundamental em sua comunidade. “As famílias não têm poder aquisitivo alto e aqui é tempo integral. Nossa comunidade é formada por pessoas que realmente necessitam”, reconheceu. Segundo a diretora, acaba sendo um forte estímulo para que o aluno se mantenha integrado ao processo de educação formal.

Selma Maria Lima, mãe de cinco filhos, cujo caçula é estudante do CIEI Nova Vitória, sente-se grata pela iniciativa governamental, que já anunciou a garantia da manutenção do benefício mesmo com o retorno das aulas semipresenciais. “É uma grande ajuda que o governo dá às mães, às crianças, pois o benefício vai para elas. Isso é de grande ajuda para as famílias”, afirmou a moradora do Nova Vitória.

O Vale Merenda integra o programa “Mais e Melhor Educação: em Casa”. Implementado pela gestão municipal, é uma iniciativa que visa minimizar possíveis impactos da crise sanitária provocada pela Covid-19. A ação beneficia 70 escolas da sede, 42 na costa, além de creches e escolas conveniadas. Entre os meses de abril e julho de 2021, já foram investidos em torno de R$ 6 milhões no Vale Merenda.

Esclarecimentos relativos ao Vale Merenda ou mesmo registro de denúncias, podem ser feitos por meio do WhatsApp pelo número 99951-6021.

 

--

Mais de Educação