Facebook
  RSS
  Whatsapp

Teatro da Solidão Solidária chega à 15ª edição do Encontro Mundial Virtual

Compartilhar

 

“Estamos todos conectados”. A afirmação é do tema do 15º Encontro Mundial Virtual do Teatro da Solidão Solidária que será transmitido via plataforma digital zoom (Ao Vivo) em 10 de julho de 2021 (sábado), das 14h às 17h, pelo Facebook e Canal do Teatro da Solidão Solidária (TSS) no YouTube. O evento remete os seus internautas e convidados a uma reflexão do pensamento da poetisa Sueli Dettogni que diz: “Viver... Eu VI e vou VER e na conexão de um e outro acontece a vida”.

Formadores de opinião, líderes comunitários, educadores, professores, estudantes, ativistas dos direitos humanos, artistas nacionais e estrangeiros mergulharão na temática do encontro que, segundo o seu idealizador, Ivan Antônio, reflete o sonho da humanidade de viver em harmonia na sua convivência e a prática cotidiana da metodologia do TSS.

Nesta edição serão acolhidas com a abertura de Cecília Amorim, cantora e sanfoneira de Limoeiro do Norte, no Ceará, pessoas de realidades distintas como o artista plástico, Kego Kabongo, que vive o drama de ser um refugiado africano no Brasil; José Leitão, produtor, ator e diretor de uma das mais importantes companhias de teatro da Europa e o grupo português Art Imagem que, em 2021, comemora quatro décadas de existência.

Também ilustrarão a lista de personalidades, nomes de peso que moram e trabalham no Brasil, bem como outros que deixaram o País para residir, fazer arte ou estudar em outros continentes, a exemplo do professor-doutor em Engenharia da Educação, na University Of Manitoba, Alan Bezerra Rodrigues residente em Winnipeg, no Canadá.

Ainda, visando à pluralidade dos convidados, o Teatro da Solidão Solidária receberá do Japão, ou seja, do outro lado do mundo, a especialista em Adaptabilidade no Autismo, Luíza Mota Ishida e da cidade de Sesimbra, em Portugal, a Esteticista e Massoterapeuta, Raquel Menezes Amed. As personalidades grifadas aqui têm outra visão de mundo, assim como reza a filosofia do TSS.

Para esta edição, a curadoria selecionou artistas que vêm do Norte, Sul e do Nordeste brasileiro, como: Gleice Ferreira, de Jaguarana (Bahia), Dalva Rodrigues, Dias Brasil, Rhamon Matarazzo e Ferreirinha (Ceará), Sandra Loyola e Leide Souza (Piauí), Nikima El Mago, Audilene Monteiro e Kiane Buzaca (Maranhão), Raquel Wesley (Pernambuco), Márcio Cassoni  e Djalma França de São Paulo e Sabrina Raffaelli, de Santa Catarina.

As Rodas de Conversas do 15º Encontro Mundial Virtual do TSS serão mediadas pelo jornalista Eduardo Galdino, de Juazeiro do Norte (CE), o escritor e doutor em filosofia, Bas´llele Malomalo da República Democrática do Congo, a atriz e diretora teatral Creuza Borges, que mora atualmente, na Europa, o comunicador, ator e palhaço, Raimundo Medeiros de São Paulo e, ainda, pelo diretor de arte baiano, Weversson Zuryel.

“Aproximadamente 250 pessoas entre artistas, lideranças comunitárias e dos povos da floresta, como também, ativistas dos direitos humanos, participaram dos 14 encontros do TSS e este não será diferente”, assegura o criador do Teatro da Solidão Solidária, Ivan Antônio, que fez questão de mencionar em entrevista para imprensa: “São seres humanos de luz, vindo de todos os cantos e continentes, partilhar os seus sonhos e projetos de um mundo melhor”.

O Encontro Mundial Virtual do TSS chega à sua 15ª edição se posicionando como uma pequena mostra de como será o Encontro Mundial Presencial que acontecerá em três etapas e, também, em países diferentes: Brasil, Portugal e Estados Unidos, no final de 2022 e início de 2023. “Isso mostra que o TSS ocupa um importante lugar no cenário artístico mundial e tem, no Brasil, o seu mais importante abrigo”, pontuou Ivan.  

“O intuito maior do TSS é a troca de experiências entre si e os diálogos que existem sobre carreiras e vidas”, lembrou Ivan Antônio, um dramaturgo com expertise em conectar pessoas de segmentos sociais diversos e nacionalidades espalhadas pelo Planeta. Ele fez questão de frisar ainda, um pensamento do autor e professor americano best-seller, Jack Kornfield, que diz: “Quando ficamos presos na correria do mundo, perdemos a conexão com os outros e com nós mesmos”. Já Ivan, afirmou com convicção: “Não é o nosso caso, porque estamos todos conectados”.  

*Programação 

*14h - Abertura com Ivan Antônio I Diretor do Teatro da Solidão Solidária

Apresentação da cantora e sanfoneira I Cecília Amorim (Limoeiro do Norte-CE)

*14h10 – 1ª Roda de Conversa

Com mediação de Ivan Antônio (Camaçari-Bahia/Brasil)

>Artistas Convidados:

* Luiz Mota Ishida I Especialista em Adaptabilidade no Autismo (Yokohama-Japão)

* Renato Alan Bezerra Rodrigues I Doutorando em Engenharia da Educação pela University Of Manitoba no Canadá

* Dalva Rodrigues I Dramaturga, atriz e diretora (Limoeiro do Norte – Ceará)

*Djalma França I Ator, diretor, roteirista, produtor e professor de cinema e teatro

*14h40 – 2ª Roda de Conversa

Com mediação de Creuza Borges I São Paulo e Bas´llele Malomalo I República Democrática do Congo – África

>Artistas Convidados:

*José Leitão I Ator, diretor  e produtor (Porto – Portugal)

*Kego Kabongo I Refugiado, artista plástico (República Democrática do Congo – África)

*Gleice Ferreira (Jaguarana – Bahia)

*15h10 – 3ª Roda de Conversa

Com mediação de Raimundo Medeiros I Ator, comunicador e palhaço (Guarulhos - São Paulo)

>Artistas Convidados

*Sandra Loiola I Atriz, diretora de teatro, arte educadora e Terapeuta Comunitária Integrativa (Terezina – Piauí)

*Leide Souza I Produtora executiva (Terezina – Piauí)

*Gleice Ferreira I Poetisa e atriz (Salvador – Bahia)

*Márcio Cassoni I Ator, compositor, cantor e astrólogo (São Paulo)

*15h40min – 4ª Roda de Conversa

Com mediação de Kiane Bruzaca (São Luiz – Maranhão)

>Artistas Convidados:

*Dorivaldo dos Santos Silva - Nikima El Mago I Ator e músico (São Luiz – Maranhão)

*Audilene Monteiro (Leninha) I Ativista dos Direitos das Pessoas com Deficiência (São Luiz – Maranhão)

*Raquel Menezes Amed

Esteticista – Massoterapeuta (Sesimbra – Portugal)

*Raquel Wesley I Cantora (Petrolina – Pernambuco)

16h10min – 5ª Roda de Conversa

Com mediação de Eduardo Galdino I Jornalista (Juazeiro do Norte – Ceará)

>Artistas Convidados:

*Dias Brasil I Artista plástico, fotógrafo e educador  (Fortaleza – Ceará)

*Rhamon Matarazzo I Ator, diretor e produtor de teatro (Fortaleza  – Ceará)

*Ferreirinha  -  Produtor musical, empresário artístico e presidente da Ordem dos Músicos do Brasil – Secção Ceará (Fortaleza – Ceará)

*Sabrina Raffaelli

Musicista, cantora e master coach (Blumenau – Santa Catarina)

*O Teatro da Solidão Solidária

Ele tem a assinatura do consagrado ator, diretor teatral, dramaturgo, escritor, poeta, compositor e cineasta de Arcoverde, no Pernambuco, Ivan Antônio. Hoje, residente na cidade de Camaçari, na Bahia, o artista ministra palestras e oficinas, no Brasil e exterior sobre o Teatro da Solidão Solidária. O método de mediação, resolução de conflitos e inclusão social através da arte é conhecido também pela sigla TSS.

*Como participar do 15º Encontro Mundial Virtual?

Via plataforma digital zoom com transmissão (Ao Vivo) em 10 de julho de 2021 (sábado), das 14h às 17h, pelo Facebook e Canal do Teatro da Solidão Solidária (TSS) no YouTube. Os interessados devem encaminhar e-mail e whatsapp para o endereço: [email protected].

 

*Mais informações:

>Ivan Antônio (Idealizador do Encontro Mundial Virtual)

(71) 9 9314.9701 (WhatsApp)

e-mail: [email protected]

*Assessoria de Imprensa:

>Eduardo Galdino I MTE/CE 1025 JP

(85) 9 9604.9434 (WhatsApp)

e-mail: [email protected]

Mais de Outras