Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em coletiva de imprensa, Câmara de Camaçari apresenta resultado de agenda sobre o REIQ em Brasília

Compartilhar

 

Pelos próximos quatro anos permanece em vigor o Regime Especial da Indústria Química (REIQ), após uma comitiva de vereadores da Câmara Municipal de Camaçari, defender em Brasília no início desta semana, o instrumento de desoneração fiscal. Na manhã desta sexta-feira (18/06), no plenário da Casa Legislativa, a conquista foi comemorada durante uma coletiva de imprensa.

A iniciativa de defender o regime foi do presidente Júnior Borges (DEM), que pontuou em seu discurso os pontos negativos, caso o instrumento fosse extinto. “Com as empresas tendo dificuldade para manter funcionários e conseguir índices aceitáveis de faturamento, a suspensão do REIQ iria tornar o ambiente para o setor químico ainda mais desfavorável, por isso, foi preciso buscar apoio de forças políticas importantes nos cenários estadual e federal, para intervir de maneira positiva no andamento desse processo, que coloca em risco o Regime Especial da Indústria Química”, disse.

Presente nos debates no Distrito Federal, o gestor da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (MDB), exaltou a oportunidade de estar com o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, para apresentar a importância do regime. “Após a exposição de motivos, de documentos, ele conseguiu entender o que é o REIQ. A gente fala muito em cuidar da vida das pessoas, mas para isso é preciso cuidar da movimentação da economia”, disse o presidente, que anunciou ainda que vai apreciar na Casa Legislativa da capital, um Título de Cidadão Soteropolitano para o democrata Junior Borges pela parceria, capacidade política, admiração e amizade construída a partir dessa agenda.    

  

Tramita no Congresso Nacional uma Medida Provisória (MP) de Nº 1.034, tendo como relator o senador Ciro Nogueira (PP), que decidiu pela permanência do REIQ, que existe desde 2013 e garante capacidade produtiva, além de competitividade no mercado nacional e internacional. Com a decisão favorável foram mantidos quase 12 mil empregos em Camaçari e cerca de 30 mil da região metropolitana.

A imprensa teve a oportunidade de fazer perguntas os presidentes e aos oito parlamentares que fizeram parte da comitiva que defendeu o REIQ em Brasília. Os vereadores Dilson Magalhães Jr. (PSDB), Dentinho do Sindicato (PT), Dudu do Povo (Cidadania), Gilvan Souza (PSDB), Mar de Areias (DEM), Niltinho (PSDB), Profª Angélica (PP) e Tagner (PT) parabenizaram a Casa pela iniciativa e a oportunidade de participar de um debate a nível municipal, estadual e nacional.

Mais de Camaçari