Facebook
  RSS
  Whatsapp

Sesau alerta para cuidados com intoxicação alimentar na compra de produtos juninos

Compartilhar

 

Em tempos de alta procura das unidades de saúde do município, devido aos crescentes casos de contaminação pelo coronavírus, a Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria da Saúde (Sesau), faz um alerta especial à população para que, neste período junino, tome ainda mais cuidado ao consumir alimentos e bebidas típicas da época, a fim de evitar problemas, como intoxicação alimentar e até mesmo a contaminação pela Covid-19.

De acordo com a Sesau, além dos cuidados habituais que não devem ser desprezados, é preciso que o consumidor fique atento se o local, onde irá comprar os produtos, segue as determinações sanitárias estipuladas por conta da pandemia.  A orientação é de que seja observada a higiene do lugar e do próprio produto antes da compra e, sobretudo, se o vendedor usa máscara e luva para evitar a contaminação das superfícies dos produtos.

Ainda, segundo a pasta, é necessário, quando possível, lavar os alimentos com detergente e higienizar as embalagens com álcool 70°. Além disso, as pessoas não podem descuidar da proteção pessoal e devem usar máscara, utilizar álcool em gel para higienizar as mãos e evitar aglomerações.

Com relação às bebidas, como licores, e aos diversos alimentos juninos, como bolos, mingaus, pamonhas, canjicas, dentre outros, produzidos de forma artesanal, o consumidor deve ter ainda mais cuidado para evitar intoxicação alimentar.

A Sesau informa que todos esses alertas e recomendações são pensando no bem-estar da população, e temendo a sobrecarga nas unidades de saúde devido a essas complicações alimentares e, por isso, pede a colaboração da comunidade. A pasta reforça ainda que a população deve manter o distanciamento social e as medidas sanitárias necessárias para evitar a propagação do coronavírus.
 

Agencia de Notícias

Mais de Camaçari