Facebook
  RSS
  Whatsapp

Feira do Padroeiro terá início na amanhã (2), no Parque da Cidade

Compartilhar

 

Neste ano não vai haver festejos juninos em Mata de São João, devido à pandemia do coronavírus. Mas, para manter viva a chama e valorizar uma das principais tradições culturais do município, a Prefeitura promove a Feira do Padroeiro, de amanhã (2) ao dia 30 de junho, no Parque da Cidade.

O evento, que acontecerá às quartas, sextas e sábados, também tem como propósito incentivar a produção agrícola da região, tão prejudicada pela pandemia, e fomentar a venda de produtos alimentícios e artesanatos. Sobretudo os típicos do período junino.

A Feira do Padroeiro é uma iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Emprego e Renda (SEDEER), Cultura, Comunicação e Esporte (SECCE) e Agricultura (SEAGRI). Às quartas, participarão os agricultores familiares que já fazem parte da feira semanal de produtos orgânicos.

“A Prefeitura tem a preocupação de não deixar o matense desanimar, nem perder o espírito das comemorações juninas”, explica o secretário da SEDEER e da SECCE Joel Feldman. “Será o segundo ano sem festejos de São João e as pessoas não vão poder ir às ruas, participar de festas, receber amigos e parentes e acender fogueiras”, lamenta Feldman.

O secretário destaca que tanto a Feira como a decoração da cidade são ações para melhorar a autoestima, animar e garantir renda para muitas famílias. “Manter o espírito junino e a economia vivos são dois grandes desafios neste ano”, pontua.

Economia - O São João é o evento que mais aquece a economia da Sede de Mata de São João. O comércio em geral vende muito, as pessoas alugam casas e quartos e os agricultores vendem os produtos típicos da época.

“O intuito da feira é justamente minimizar esses impactos negativos e dá um pouco de fôlego a quem produz”, salienta a secretária de Agricultura Adriana Nunes. De acordo com Nunes o evento também vai possibilitar o acesso ao milho, ao amendoim, aos licores, aos bolos de aipim, entre outros produtos típicos do São João.

Segurança sanitária - A Feira do Padroeiro foi pensada com muita responsabilidade e cumprirá todos os critérios de distanciamento social e higiene. Além de acontecer em um espaço ao ar livre e com bastante ventilação, terá o acesso controlado pela Guarda Municipal.

Secom

Mais de Mata de São João