Facebook
  RSS
  Whatsapp

Prefeito visita obras de instalação da Orbi Química no município

Compartilhar

 

A Orbi Química – fábrica de produtos automotivos e construção civil – já é uma realidade no município. E para acompanhar de perto essa implantação, o prefeito Elinaldo Araújo esteve, na manhã desta quarta-feira (19/5), no canteiro de obras onde a empresa está sendo erguida, localizado no bairro Jardim Limoeiro.

Iniciadas em março e previsão de conclusão em outubro, no momento, 40% das intervenções estão concluídas.  Erguida em uma área de 30 mil metros quadrados, a obra encontra-se em fase de finalização da terraplanagem e de montagem dos galpões. O início das operações, propriamente dita, está previsto para novembro, quando serão gerados, inicialmente, 120 empregos diretos. A unidade da Orbi Química de Camaçari será a primeira no Nordeste e atenderá ainda toda a região Norte e Centro-Oeste.

O investimento estimado é na ordem de R$ 10 milhões, somente na construção da primeira etapa. Neste momento, estão sendo gerados 30 empregos diretos. Dentro do plano de expansão, a fábrica pretende ampliar para um total de três etapas. Paralelamente, está sendo instalado no município um escritório comercial, que deve começar a operar em 15 dias, para descentralizar as vendas, que antes eram realizadas somente do escritório em São Paulo. Para tanto, serão contratados sete funcionários.

Uma das grandes preocupações do prefeito Elinaldo é sobre a geração de empregos para os profissionais do município. No entanto, o diretor operacional da empresa no Nordeste, Claudinei Marques, responsável pela instalação da fábrica em Camaçari, garantiu e tranquilizou o gestor ao informar que toda a intermediação está acontecendo através do Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador (CIAT) e que a contratação da mão de obra é 100% local. Ele falou ainda, que a compra de insumos para a obra também ocorre no município.

O prefeito Elinaldo falou da satisfação em firmar parceria com empresas comprometidas com a empregabilidade de profissionais locais. Na oportunidade, além da visita ao canteiro, onde pôde examinar o andamento das obras e conhecer a planta, o gestor convidou os executivos da fábrica para uma reunião no gabinete, ocasião em que solicitou o organograma da empresa, com as funções que serão exigidas no momento do início da operação, para que o município comece já a capacitação desses profissionais.

“Neste momento de crise, não queremos e não podemos perder essas vagas de mão de obra. Vamos qualificar a nossa população para gerar mais emprego e, sobretudo, renda para o município”, ressaltou o gestou municipal ao pontuar a satisfação pelo fato de que, com a instalação da fábrica, a arrecadação de Camaçari dará um salto significativo.

O diretor-geral da Orbi Química, Rogério Fiorotto, elogiou a agilidade e sensibilidade do prefeito Elinaldo que, em tempo recorde, concluiu as tratativas e os trâmites para a instalação da unidade fabril no município. “Isso demonstra que Camaçari tem grande estadista ao seu comando. Estamos felizes em estar aqui e em saber que vamos crescer e contribuir com o desenvolvimento desta cidade”, destacou

Para o pedreiro Florindo Carneiro da Silva, 58 anos, morador do bairro Novo Horizonte, a oportunidade que conquistou, por meio do Ciat, chegou em excelente hora. Ele, que estava desempregado há algum tempo, falou que abraçou a chance com as duas mãos ao passar por todo o processo seletivo até chegar a ser contratado. “É com muito orgulho que estou aqui, ajudando a construir mais uma fábrica para a minha cidade e levando comida para dentro de casa”.

Ainda participaram da visita e da reunião o vice-prefeito, José Tude, os secretários da Administração, Helder Almeida, do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Waldy Freitas, do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), Andrea Montenegro, do Governo, José Gama Neves, além de Michele Almeida, coordenadora do Ciat, e do progestinas e engenheiro responsável pela obra, Ricardo Polesel.  

EMPRESA

A Orbi Química é uma empresa com 100% de capital nacional que iniciou suas atividades em 2006, a princípio produzindo apenas o desengripante WHITE LUB SUPER, produto líder no segmento de lubrificante em aerossol. A empresa, que tem matriz em São Paulo, na cidade Leme, possui o selo verde de produtos ambientalmente correto.

Atualmente, a empresa oferece soluções completas para a linha de manutenção e conservação automotiva, industrial e construção civil, fabricando produtos químicos para diversas aplicações, todos seguindo rigorosos processos de produção e qualidade, mantendo a filosofia de investimentos em equipamentos e tecnologias inovadoras, com intuito de oferecer ao mercado uma extensa linha de produtos de alta performance. A gama de produtos químicos produzidos pela Orbi Química chega a cerca de 100. Dentre eles estão itens como, adesivos, selantes e colas, aditivação de combustível, embelezamento, manutenção geral, sistema de arrefecimento, além de silicones.

Foto: Tiago Pacheco

 

Mais de Camaçari