Facebook
  RSS
  Whatsapp

Seinfra responde questionamentos do Portal em relação a obra da Praça da Matriz em Abrantes

Compartilhar

 

O Portal é um veículo de comunicação que sempre se comportou como um porta-voz da população e um interlocutor entre a gestão e os cidadãos. O site recebeu alguns questionamentos de internautas em relação as obras que estão sendo realizadas na Praça da Matriz, localizada em Vila de Abrantes, costa de Camaçari e solicitou uma posição da Prefeitura Municipal, que em resposta emitiu uma nota.

Confira na integra, a explicação da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), pasta responsável pelas intervenções.

“A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) esclarece que os elementos construídos de maior porte, que são os quiosques não chegam ocupar 1% da área da praça. Cabe ressaltar que, o projeto foi elaborado de acordo com os critérios técnicos para a construção civil e não prevê construções de grande porte que impeçam ou bloqueiem a visibilidade, e por sua vez, descaracterizem a ambiência urbana do equipamento público, dos imóveis e monumentos que a configuram.

Segundo o relatório técnico da Seinfra, por se tratar de uma área com um valor histórico, reconhecido pelo seu tombamento na esfera estadual, o projeto destinado à requalificação da praça não gera impactos decorrentes da implantação das obras, não propondo assim a realização de escavações. Anteriormente o Sítio Histórico - Praça da Matriz de Vila de Abrantes já havia passado por escavações de cunho arqueológico e extração de vestígios cerâmicos funerários que atualmente são acolhidos pelo museu localizado no Castelo Garcia d'Ávila, em Mata de São João.

Diante desses elementos, o projeto em execução da obra é realizado respeitando as condicionantes ambientais e urbanísticas, contemplando e respeitando o contexto histórico e construção existente, essencialmente voltado para atender à comunidade local. As obras seguem atualmente em andamento as premissas estabelecidas no projeto.

Composição - A Praça da Matriz de Vila de Abrantes conta com aproximadamente 8.250 metros quadrados de área urbanizada e o espaço será contemplado com um anfiteatro com arquibancada, reforma da quadra poliesportiva, espaço de eventos, parque infantil, pista de skate, academia ao ar livre com equipamentos de ginástica, pista de cooper, fonte luminosa e quatro quiosques comerciais.

O local ainda receberá equipamentos urbanos como bancos, lixeiras, decks e rampas, acompanhados de pergolados, paisagismo e estacionamento para veículos. A intenção é atender aos mais diversos públicos dentro de uma multidisciplinaridade de atividades de lazer e recreação”.

Mais de Camaçari