Facebook
  RSS
  Whatsapp

COMAM denuncia crime ambiental na costa de Camaçari

Compartilhar

 

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Camaçari (COMAM), entrou em contato com o Portal Abrantes, para denunciar um crime ambiental, envolvendo o Alphaville Guarajuba. De acordo com a entidade, o empreendimento em um terreno na orla de 574 mil metros quadrados (57,4 hectares), está dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA).

O COMAM, através de nota, alerta a Prefeitura Municipal e a sociedade civil, que o patrimônio natural formado pelo cordão de lagos, lagoas, matas ciliares, manguezais e cursos d’água que se estendem por toda a orla de Camaçari, está sendo “alterada, revirada e remexida pelo empreendimento Alphaville Guarajuba”. De acordo com o Conselho, a obra acontece com autorização do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

Por meio de uma Transferência do Direito de Construção (TRANSCON), segundo o COMAM, o município teria trocado “terrenos à beira-mar de inestimável valor ambiental, por áreas do outro lado da Estrada do Coco”, com a garantia de que serão reflorestadas pelo Alphaville. “E mesmo assim, a TRANSCON foi irregular, por que o Conselho não teve acesso ao documento e nem foi consultado, mas teria que dar seu parecer, conforme prevê a própria lei de criação do COMAM (Nº 895/2008)”, exalta.

O COMAM pede que a população se manifeste contra esse ato. “Grande negócio, obviamente, não para Camaçari, que ao contrário, perde agora e no futuro. Moradores de Camaçari, revoltem-se contra esse abuso, denunciem aos quatro ventos essa selvageria contra o meio ambiente”, finaliza a denúncia.

   

   

Mais de Camaçari