Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Câmara de Camaçari

Câmara aprova prioridade para vacinação de pessoas com Síndrome de Down

Compartilhar

 

A Câmara de Vereadores de Camaçari aprovou na manhã desta quinta-feira (18/03), a Indicação Nº 140/2021, de autoria do vereador Gilvan Souza, solicitando a inclusão de pessoas com Síndrome de Down na lista de prioridade para imunização contra o coronavírus. A Síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a causa genética mais frequente de deficiência intelectual e pode estar associada a várias condições de saúde concomitantes.

A solicitação segue análise e recomendação do Comitê Técnico Científico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, que elaborou estudo sobre os efeitos da infecção pelo vírus Sars-Cov-2. A análise do comitê aponta que “além da desregulação do sistema imune, estas pessoas têm maior prevalência de obesidade, diabetes, SAOS (síndrome da apnéia obstrutiva do sono) e defeitos cardíacos congênitos, algumas delas já sabidamente listadas como fatores de risco para Covid-19 na população geral”. 

O vereador Gilvan Souza também apontou a dificuldade para identificação precoce dos sintomas e tratamento de pessoas com Síndrome de Down ou deficiências múltiplas, que não possuem autonomia e necessitam de acompanhamento. “Nós estamos vivendo uma situação onde só a vacina pode ser a garantia de volta à normalidade e fator decisivo para salvar vidas. Nesse cenário, todas as pessoas precisam ser vacinadas, mas infelizmente alguns grupos estão mais vulneráveis e precisam dessa prioridade”, explica. 

A matéria foi aprovada por unanimidade da Casa e segue para análise do executivo municipal.

 

Assessoria Gilvan Souza

Mais de Câmara de Camaçari