Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

IBGE divulga dados relacionados a Indígenas e Quilombolas para enfrentamento à Covid-19

Compartilhar

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou na última sexta-feira (24/04), os principais destaques para a Bahia da Base de Informações Geográficas e Estatísticas sobre Indígenas e Quilombolas para enfrentamento à Covid-19. O estado tem o maior número de localidades quilombolas do país.

Os números, atualmente em consolidação, farão parte do próximo Censo Demográfico de 2021. As informações têm como objetivo subsidiar o desenvolvimento de políticas e ações específicas, planos e logística para enfrentamento da Covid-19, entre populações indígenas e quilombolas.

Na Bahia são 17,5% das 5.972 localidades quilombolas contabilizadas em todo o país. No entanto, quase da totalidade das localidades quilombolas baianas, não são oficialmente delimitadas. Segundo os dados divulgados, em março de 2019, apenas 40 (3,8%) estavam regularizadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) ou outro órgão estadual de terras.

Já seis em cada 10 municípios baianos têm localidades quilombolas, ou seja, das 417 cidades, 245 contam com o povo quilombola. Já o número de localidades indígenas mais que duplica na Bahia. Elas estão concentradas em 39 municípios do estado.

 

Mais de Geral