Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Cultura

Centro Técnico do TCA produz máscaras de tecido

Setor capacitado em grandes produções de costura muda foco de sua ação e distribui máscaras de proteção que evita contaminação pelo coronavírus

Compartilhar

 Imagem Ilustrativa

Colaborando com a sociedade neste momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19, o Teatro Castro Alves (TCA) ativou seu Centro Técnico (CT) para a missão de produzir máscaras de tecido para proteção de cidadãos. Com sua equipe de colaboradores habilitados em costura – e que no cotidiano prestam serviços na confecção de figurinos e adereços para produções artísticas da Bahia –, sete profissionais estão trabalhando nas etapas de recepção e separação de materiais, corte, costura, embalo e distribuição gratuita de cerca de 70 máscaras por dia. Ponderando a importância do distanciamento social como principal medida protetiva, os envolvidos na ação estão em atividade em suas casas.

 

A medida contribui para o cumprimento da Lei Estadual 14.258, sancionada no último dia 14 de abril pelo Governo da Bahia, que determina a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em locais de trabalho, ato que pode evitar a disseminação da contaminação. Os primeiros lotes estão sendo destinados a funcionários do TCA, de toda rede da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e outros órgãos do Governo, bem como a seus familiares.

 

O propósito é de que o volume da entrega possa ser engrandecido e, para isso, são aceitas doações do material necessário, como tecido de algodão, linha e elástico, permitindo a continuidade da iniciativa e o atendimento a um número maior de pessoas.

 

Os que têm interesse de contribuir com a ação ou de receber as máscaras produzidas devem entrar em contato através do e-mail [email protected].

 

Centro Técnico do TCA – Setor dedicado à pesquisa, formação, qualificação, criação, produção, sistematização e difusão de informações sobre engenharia do espetáculo, o Centro Técnico do TCA é referência na oferta de técnicas, habilidades, ferramentas e conhecimentos desta área. Além de dar suporte às montagens realizadas no Complexo, bem como pelos seus corpos artísticos – Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) – e do cotidiano de demandas criativas do TCA, o CTEC fomenta o campo das artes com uma série de serviços prestados à comunidade. Artistas e profissionais da cultura encontram neste espaço uma central de conhecimentos sobre cenografia, figurino, maquiagem, som e iluminação cênicas, sendo possível contar com sua expertise, infraestrutura e assessoramento no que tange às tecnologias do espetáculo, valorizando e aperfeiçoando os saberes e fazeres de quem está nos bastidores.

TCA

Mais de Cultura