Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Meio Ambiente

Workshop ???O Caminho das Águas??? discute a Segurança Hídrica no Estado

Compartilhar

 

A discussão sobre a segurança hídrica no Estado da Bahia  foi o tema central da 1ª edição do Workshop “O Caminho das Águas”, realizado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), que aconteceu nessa terça-feira (10). O evento, faz parte de uma ação da SIHS, no mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, com o objetivo de estabelecer uma discussão sobre esse bem comum, por meio de uma gestão participativa, para buscar soluções e promover políticas públicas  de enfretamento em momentos de crise hídrica.

Na abertura do evento,  com a presença do presidente em exercício do CREA-BA, José Ramalho Filho,  o Titular da SIHS, Leonardo Góes, destacou algumas ações prioritárias executadas pela Pasta, a exemplo do Plano Estadual de Segurança Hídrica (PESH - BA), " o PESH -BA visa proporcionar um melhor conhecimento da realidade hídrica de cada território de identidade, cujos resultados irão contribuir para maior oferta de água para seus usos múltiplos. O edital para a contratação de empresa especializada que irá elaborar o PESH-BA será lançado até o final de do mês de Maio",  informou o secretário.  Outra ação em destaque foi, os estudos de ampliação da oferta hídrica da sub-bacia hidrográfica do rio Utinga, que tem como objetivo, identificar a possibilidade de construção de barragens de regularização e de nível na região. A SIHS já lançou o edital de licitação para a contratação de empresa que irá executar os estudos, e na próxima sexta-feira (13) acontecerá a abertura das propostas das empresas concorrentes.

Também foram ministradas palestras sobre Climatologia e Hidrologia, proferida pelo diretor de Águas e Monitoramento Ambiental – Inema, Eduardo Topázio, Hidrogeologia, pelo coordenador de Pesquisa – CERB, João Batista, Segurança Hídrica, pelo superintendente de Infraestrutura Hídrica da SIHS, José Olímpio Rabelo e Segurança de Barragens, pelo supervisor de Hidrologia e Segurança de Barragens da EMBASA, Lúcio Landim.

O workshop teve apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA - Ba) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Participaram do evento, engenheiros, agrônomos, geólogos, estudantes, além de profissionais que atuam direta ou indiretamente no desenvolvimento de ações relacionados aos diversos usos da água.    

 

Mais de Meio Ambiente