Visita de Chefes Africanos á Comunidade Quilombola de Cordoaria

Foto @ e.clipe.se

 Foto @ e.clipe.se

A comunidade Quilombola de Cordoaria que fica na zona rural de Vila de Abrantes na Costa Camaçari recebeu na manhã desta segunda ( 21 de outubro) um Grupo de Chefes Africanos da Nigéria e Angola
Para um intercâmbio cultural de gastronomia Afro Brasileira, os chefes vieram através do Senac-Ba para fazerem uma vivência gastronômica no Quilombo de Cordoaria, que faz parte da rota do turismo étnico afro da costa Camaçari, foram recebidos pela Produtora cultural Rose Braga que os levou para  conhecer a roça do mestre Griô seu Dadu onde se encantaram com a produção de raízes, frutas e Plantas não Convencionais (Pancs) que são utilizadas na culinária da comunidade , também visitaram a casa de farinha quilombola e tiveram vivência com o Agricultor Algusto e as bejuseira da comunidade viram todo processo de moagem da mandioca para produção dos bejus, bolos , pamonhas e derivados da mandioca. Os visitantes ficaram encantados com as belezas, acultura e a gastronomia da comunidade quilombola de Cordoaria.
 
1619 Sabores Africanos
O projeto #tasteblackhistory tem como objetivo estreitar a inter-relação cultural entre Brasil e África, um evento gastronômico que envolve uma redescoberta da influência africana em outras paragens, através de pesquisas locais, experiências gastronômicas e exposições interativas.

O projeto de intercâmbio gastronômico entre Bahia, Angola e Nigéria visa a troca de conhecimentos e experiências e a difusão do patrimônio cultural da África e sua diáspora, através da culinária, envolvendo especialistas nacionais e internacionais.
A Taste Black History, uma organização africana, com sede em Londres, voltada para a promoção da cultura africana, em parceria com o Senac, propõe homenagear os 400 anos desde a chegada do primeiro barco com escravos à América. Intitulada ‘1619 Sabores’, a iniciativa irá juntar chefs de renome na (re)descoberta de receitas e práticas de preparação de alimentos e pratos ancestrais em Angola, Brasil e Nigéria. Visita guiada a feiras, aulas show, jantar gourmet, brunch e apresentações culturais são algumas das atividades que irão compor o evento.
https://www.instagram.com/tasteblackhistory/?hl=pt-br

Sr. Dadu


 

 

Mais de Gastronomia