Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Câmara de Camaçari

A Câmara dos Vereadores de Camaçari marca Audiência Pública para implantar o primeiro Parque Ecológico do município 

Compartilhar

 

A Câmara dos Vereadores de Camaçari marcou para o próximo dia 13 de agosto a Audiência Pública que irá discutir a implantação do Parque Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá. O local ainda não foi definido: poderá ser na Câmara, se as obras no plenário tiverem terminado, ou no Teatro Alberto Martins.

Será uma audiência histórica, pois tornará realidade o primeiro parque ecológico do município, que finalmente sairá do papel para preservar o meio ambiente e beneficiar as comunidades da região.

É preciso que todos saibam que a luta para implantar esse parque nasceu e cresceu dentro da sociedade civil. Foi fruto da união entre a AVP (Associação dos Moradores da Via Parque), a ACIS (Associação Cultural e Inclusão Social), e o Movimento Paranapiacaba, criadores do SOS DUNAS.

Os estudos e as pesquisas que visavam a implantação do parque iniciaram-se a partir da Audiência Pública de 5 de maio de 2018, em Jauá, convocada pelo deputado Marcelino Galo (PT) e que lançou à sociedade e ao poder público o desafio de materializar um parque que existiu durante 42 anos, desde que foi criado, em 1977, mas nunca regulamentado.

Presente à audiência, o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo (DEM), abraçou decididamente a causa. Os trabalhos técnicos para a implantação do parque foram conduzidos pela SEDUR - Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, com a participação do SOS DUNAS e do organismo ambientalista estadual INEMA (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Todos representados no GT do Parque.
 
Esse ciclo encerrou-se. Vamos agora, todos unidos, dar o passo que falta: a Audiência Pública na Câmara, que selará o esforço para implantar um parque de grande importância do ponto de vista histórico e da riqueza da biodiversidade das espécies que abriga. Esse será um ato que repercutirá no Brasil e no exterior.

 

Ana Mandin

Mais de Câmara de Camaçari