Facebook
  RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Lauro de Freitas

Lauro de Freitas comemora 10 anos do Restaurante Popular nesta terça-feira (2/10)

Compartilhar

 

Uma das principais referências da política de segurança alimentar do município de Lauro de Freitas, o Restaurante Popular completa 10 anos de funcionamento com mais de 5,6 milhões de refeições servidas. O equipamento abriu as portas em 30 de setembro de 2008, final da primeira gestão da prefeita Moema Gramacho, mas a comemoração será realizada nesta terça-feira, dia 2 de outubro, às 11 horas, na área de refeições do RP.

Com público alvo formado por trabalhadores, estudantes e idosos, a unidade serve 3 mil pratos por dia seguindo as regras da boa alimentação em quantidade, qualidade, adequação e harmonia de sabores e nutrientes. Aprovado pelos comensais, no RP é fácil encontrar pessoas que frequentam o local desde a inauguração e garantem que além da economia no orçamento doméstico, a qualidade da alimentação reflete na saúde.

O restaurante é um equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), administrado por empresa licitada. Diretora do Departamento de Segurança Alimentar da Semdesc, Ruthe Reis destaca que além de assegurar o alimento, o RP ajuda a construir na população hábitos mais saudáveis e equilibrados, com reflexo da saúde.

“São refeições balanceadas, que considera os aspectos básicos de nutrição, estimulando a formação de sistemas de proteção alimentar”, afirma.

Além do Restaurante Popular, no Centro, o município conta com uma rede de equipamentos que compõem o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, programa criado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e adotado no município desde a primeira gestão da prefeita Moema Gramacho.

Fazem parte dessa rede a Cozinha Comunitária da Itinga, inaugurada em março deste ano, que serve 400 refeições/dia, a Cozinha Comunitária de Portão que funciona desde 2007 com produção de refeições e lanches para público específico do CRAS e CREAS e entrega uma média de 100 mil refeições por ano, e o Banco de Alimentos de Portão. O Banco de Alimentos do Centro está em fase final de construção.

 

Ascom

Portal Abrantes/Vânia Vigo

Mais de Lauro de Freitas