Facebook
  RSS
  Whatsapp

Em Recife, Flávio Matos faz visita técnica ao NDI em busca de políticas públicas que beneficiem pessoas com autismo

Compartilhar

 

O presidente do Legislativo Municipal e pré-candidato a prefeito de Camaçari, Flávio Matos (União Brasil), está no Recife, capital pernambucana, nesta terça-feira (8), para uma visita técnica ao Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), equipamento público de saúde que oferece atendimento exclusivo para pessoas com deficiência física e intelectual.
 
“Estamos buscando conhecimento para levar para a nossa cidade, aqui no centro especializado, sobretudo o autismo. Temos avanços importantes que já podemos observar na nossa cidade, construímos um Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), mas sabemos que precisamos avançar ainda mais”, disse.

A ida do presidente da Câmara ao Recife é um passo inicial para novas propostas de atenção e cuidado com as pessoas que precisam de atendimento especializado em TEA, no município. “Nós viemos aqui conhecer os fluxos, como é que eles tratam o autismo que tem crescido o fechamento dos diagnósticos, como é que essa política pode ser transversal, com educação, com esporte, com assistência social, cuidando da família como um todo. É esse aspecto que a gente tem que abordar, a política integrada, integral e que olhe de fato para as nossas necessidades”.

A iniciativa de Flávio em conhecer o equipamento público que é referência no acompanhamento de pessoas com autismo, segundo ele, é buscar conhecimento para aplicar as práticas no município, incluindo as políticas voltadas para o tema dentro de seu plano de governo. “Isso tudo vai estar no nosso plano de governo, a gente vai construir junto esse novo momento para a cidade e eu tenho que buscar esses melhores exemplos onde quer que seja”, pontuou. 

Participaram da reunião a coordenadora Geral da UPAE-Ibura, Milena Moura, a coordenadora de Cuidados Interdisciplinares da UPAE, Sabrina Rocha, e a gerente-geral de Ações Estratégicas da Secretaria Executiva de Regulação, Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Recife, Mayra Ramos. Da Secretaria de Saúde de Camaçari, acompanharam o presidente da Câmara a diretora de Atenção à Saúde da Sesau, Elaine Teixeira, e Lilian Regina, psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II).

Sobre a unidade

O NDI funciona há quase um ano na Unidade Pública de Atenção Especializada Professor Fernando Figueira (UPA-E), no bairro do Ibura, zona Sul do Recife. O núcleo atende crianças e jovens de até 14 anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e outros tipos de transtornos.

Sobre o autismo

O autismo é um conjunto de condições caracterizadas por alteração do comportamento social, da comunicação, da linguagem e por um repertório restrito de interesses e atividades. Existem aproximadamente 70 milhões de autistas no mundo. Desse número, 2 milhões estão no Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).


Assessoria Flávio Matos

Mais de Camaçari