Facebook
  RSS
  Whatsapp

Exposição destaca ações coletivas sustentáveis realizadas pelo projeto Territórios da Agricultura em Camaçari

Compartilhar

 

Na mostra, que acontece a partir de 17 de novembro no foyer do Teatro da Cidade do Saber, visitantes poderão conhecer de perto toda a jornada formativa e etapas para a construção de um projeto coletivo no território

Fortalecer as práticas sustentáveis de agricultura, cultura e gastronomia, fomentar a segurança alimentar regional e a resiliência das comunidades rurais. Tudo com o apoio da troca de conhecimentos, técnicas e cooperação entre produtores e colaboradores. Esse é o objetivo da Rede Rural Agroecológica de Camassary, criada pelos participantes do projeto Territórios da Agricultura em Camaçari (BA). Na exposição, em cartaz a partir do dia 17 de novembro, no foyer do Teatro da Cidade do Saber, os visitantes poderão conhecer de perto como aconteceu, na prática, essa construção de uma solução coletiva e sustentável para a região.

 

Desenvolvido pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral —  e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Bayer, o projeto ganhou sua segunda edição este ano no município. Em 2022, o resultado foi a inauguração do Centro Avançado de Sustentabilidade e Agricultura Familiar de Camassary.

 

Em 2023, o processo teve início em junho, com o começo da jornada formativa, integrada por cinco encontros presenciais. Nos módulos, facilitadores da Evoluir abordaram temas como o resgate e a valorização das histórias coletivas, reconhecimento dos desafios e potencialidades da região e do grupo, mapeamento e diagnóstico participativo. Na sequência, foram definidos o projeto local a ser implementado e um plano de ação, culminando então com o início das atividades da rede, avaliação para empreendimentos futuros e a organização da exposição.

 

“Durante todo este percurso, os participantes fotografaram suas percepções e vivências”, destaca Mariana Monferdini, coordenadora do Territórios da Agricultura na Evoluir. “São esses registros que o público verá na mostra, que apresenta olhares e sentimentos sobre esse caminho de cooperação, organização e valores comunitários, baseados na produção e abastecimento de produtos saudáveis”.

 

Mariana acrescenta que ações como essas, construídas coletivamente no território, revelam ainda a eficácia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e de outras metodologias participativas trabalhadas no Territórios da Agricultura. “Percorremos todo um caminho plural de cooperação, desde o diagnóstico e a evidência das problemáticas, até a clareza sobre as possibilidades de atuação do grupo. Fica evidente que problemas complexos só podem ser resolvidos com uma visão sistêmica e um trabalho coletivo e em rede”, conclui.

 

A Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer para América Latina, Paula Castro, complementa: “A agricultura sustentável é essencial para garantir a segurança alimentar global e a saúde do planeta, sendo a educação a chave para alcançá-la. A partir de iniciativas com o Territórios da Agricultura, podemos disseminar práticas agrícolas sustentáveis e incentivar a adoção de técnicas mais eficientes e responsáveis de forma colaborativa. Além disso, esses participantes serão multiplicadores dos aprendizados, compartilhando suas experiências e conhecimentos com amigos e familiares e incentivando cada vez mais práticas responsáveis”.

 

“Como facilitadora do processo formativo, percebi que os participantes deram um passo muito consciente e planejado, organizando suas ideias e estratégias para ganhar alcance e notoriedade no município que, até bem pouco tempo, só era reconhecido como polo industrial”, aponta Rubia Camaratiba, analista pedagógica do Territórios da Agricultura. “Eles compreenderam a necessidade de estabelecer parcerias e apresentar seus produtos e serviços tanto para o poder público quanto para empresas e consumidores”, diz. “Estão, agora, elaborando estratégias e aprimorando suas técnicas e aprendizados com base nos preceitos agroecológicos, promovendo ações e intervenções sustentáveis, que preservam o meio ambiente e a cultura local”.

 

“O mais importante foi a integração do campo com a cidade, onde aprendemos a viver em coletivo”, afirma o agricultor e participante do projeto, Raimundo Nonato. “Dessa forma, podemos fortalecer a agricultura em Camaçari”.

 

“Amo trabalhar as ideias em grupo, aprendi que a união faz a força”, complementa a agricultora Flora Lima Sampaio. “Gostaria de agradecer por esse projeto, que fortalece a agricultura familiar, levando conhecimentos e opções de recursos para seu crescimento”.

 

Participaram dessa edição do Territórios da Agricultura em Camaçari a Associação Mãe da Terra, Coopermonte, Fundação Emaús, de Monte Gordo, e o Projeto Madrinhas, da Sede de Camaçari. O projeto contou ainda com o apoio da Citi tour rural, do Coletivo Fora da Caixa, da Ativa Gráfica, do Centro SUAF, da Conjuve e da Secretaria de Cultura de Camaçari que, de forma articulada, contribuíram para organizar a logística, articular e mobilizar a comunidade e atores estratégicos, assim como apoiaram a produção de materiais de comunicação e o transporte dos participantes da jornada nos encontros.

 

Sobre a Rede Rural Agroecológica de Camassary

A criação da Rede Rural Agroecológica de Camassary dá continuidade ao trabalho realizado no ano passado, com a inauguração do Centro Avançado de Sustentabilidade e Agricultura Familiar de Camassary. Sua atuação está organizada em diferentes frentes: Fortalecimento e organização de produção e comercialização dos orgânicos, Diversidade - Raça e Gênero, Cultura, Gestão e Juventude. O propósito é integrar conhecimentos e articular diferentes atores sociais, visando a conservação dos recursos naturais, a diversificação produtiva e o fortalecimento socioeconômico do território. Saiba mais no Instagram.

 

 

Serviço

Exposição Territórios da Agricultura em Camaçari

Data: 17 de novembro a 01 de dezembro de 2023

Local: Foyer do Teatro da Cidade do Saber

Endereço: Rua do Telégrafo – Bairro do Natal – Camaçari

 

Horário de visitação: de segunda-feira a domingo, das 09h às 17h

Atendimento em libras e audiodescrição estará disponível nos dias 17/11, 22/11 e 28/11

 

Eventos especiais: Rodas de Conversa com Fotógrafo nos dias 22/11 e 28/11 e Contação de histórias nos dias 17/11 e 30/11

 

Sobre o Territórios da Agricultura

O Territórios da Agricultura é um projeto de educação e inovação social voltada à agricultura urbana, periurbana e rural, baseado na participação coletiva e na co-criação de ações que contribuam para o desenvolvimento sistêmico da agricultura e da cultura em determinado território. Prevê a realização de uma jornada que integra os diferentes atores locais, visando a investigação extensiva do ecossistema e a co-criação de soluções que possam fortalecer as práticas de produção de alimentos no território.

 

Ao longo de 40 horas de formação em cinco módulos, os participantes trabalham capacidades como autogestão, atuação em equipe, liderança, conhecimentos sobre os agroecossistemas e a cultura do campo, construção coletiva de saberes, mapeamento e diagnóstico territorial, condução de pesquisas coletivas e entrevistas, técnicas e abordagens para produção fotográfica e audiovisual, registro e sistematização de informações, elaboração de projetos e ações coletivas, entre outros.

 

O Territórios da Agricultura está alinhado a oito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Agenda 2030 da ONU: erradicação da pobreza (1), fome zero e agricultura sustentável (2), saúde e bem-estar (3), educação de qualidade (4), trabalho decente e crescimento econômico (8), cidades e comunidades sustentáveis (11), consumo e produção responsáveis (12) e parcerias e meios de implementação (17).

 

Fábio Malvezzi

Mais de Camaçari